Cerca de 500 funcionários da xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, foram demitidos.
Eles faziam parte do time de anotação de dados que treinava o chatbot Grok, a maior equipe da companhia.
A decisão encerra os contratos de um terço do setor e sinaliza um novo momento para o projeto de inteligência artificial liderado por Musk.
Segundo e-mails internos divulgados pela Business Insider, a xAI não pretende mais contar com tutores generalistas, profissionais que ensinavam a IA sobre diversos temas sem especialização profunda:
“Após uma análise completa dos nossos esforços com Dados Humanos, decidimos acelerar a expansão e a priorização dos nossos tutores de IA especialistas, ao mesmo tempo em que reduzimos o foco nos papéis de tutores de IA generalistas. Essa mudança estratégica entra em vigor imediatamente. Como parte dessa nova direção, não precisaremos mais da maioria das posições de tutores generalistas de IA e, portanto, seu vínculo empregatício com a xAI será encerrado.”
A nova estratégia é focar em tutores altamente especializados. Na prática, isso significa que a xAI quer que seu chatbot seja treinado por profissionais com conhecimento técnico.
O objetivo dessa mudança é garantir que a IA elabore respostas mais precisas e confiáveis.
Em uma publicação no X, a conta da xAI declarou que pretende aumentar em 10 vezes o número de tutores especialistas:
“Vamos multiplicar por 10 a equipe de tutores especialistas. Estamos contratando nas áreas de STEM, finanças, medicina, segurança e mais. Junte-se a nós na missão de construir uma IA que busca a verdade.”




.jpg)



.webp)

.webp)













