A comunidade internacional está reagindo às eleições na Venezuela após o ditador Nicolás Maduro ser declarado vencedor do pleito. Uma nota conjunta dos governos de Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana e Uruguai manifesta preocupação com os desdobramentos naquele país. Em contrapartida, organizações brasileiras disseram repudiar “qualquer tipo de tentativa de intervenção estrangeira nas eleições da Venezuela”. Maduro foi proclamado presidente agora a pouco.
A nota foi divulgada hoje de manhã e exige que os resultados sejam revistos para garantir que a vontade popular seja respeitada. Leia na íntegra:
“Os governos da Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai manifestam sua profunda preocupação com o desenvolvimento das eleições presidenciais da República Bolivariana da Venezuela e exigem a revisão completa dos resultados com a presença de observadores eleitorais independentes que assegurem o respeito da vontade do povo venezuelano que participou massiva e pacificamente. A contagem de votos deve ser transparente e os resultados não devem levantar dúvidas. Nossos Governos solicitarão uma reunião urgente do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para emitir uma resolução que salvaguarde a vontade popular, enquadrada na Carta Democrática e nos princípios fundamentais da democracia em nossa região”.
Desde que os resultados foram divulgados a oposição a Maduro está questionando a divulgação da vitória do ditador. Num discurso na madrugada de hoje, Maria Corina Machado afirmou que a verdade precisa ser mantida.
“A verdade não é violência. Não, senhor. Violência é ultrajar a verdade. Isso sim é violência. Violência é o que pretendem fazer. Nós vamos defender a verdade”. Clique aqui e veja o que ela disse.
Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!



.webp)



.jpg)
.jpg)

.jpg)









.jpg)





