Internacional
3
min de leitura

Eleições Venezuela: “É um processo normal”, afirma Lula

Em entrevista, o presidente revelou considerar que é preciso respeitar o resultado. Ele também conversou com Joe Biden sobre o pleito no país vizinho.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/7/2024 11:04
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ontem, o presidente Lula afirmou “não ver nada demais” no processo eleitoral na Venezuela. Em entrevista, alegou que, se existir alguma dúvida, as atas eleitorais devem ser consultadas. Também conversou com o presidente dos EUA sobre as eleições na Venezuela. 

Uma onda de violência se instalou na capital do país vizinho depois que o Conselho Nacional Eleitoral proclamou Nicolás Maduro vencedor. Isso significa que o ditador irá liderar o país por mais seis anos. 

O líder do partido Voluntad Popular foi preso ontem. 

Em entrevista exclusiva à TV Centro América, Lula declarou: 

Eu estou convencido de que é um processo normal, tranquilo. O que é necessário é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar”. 

Confira o vídeo!

Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

O Palácio do Planalto informou que a ligação durou cerca de 30 minutos e tratou também de outros temas diplomáticos.. Na conversa com Joe Biden, o presidente afirmou que o Brasil está acompanhando o processo eleitoral na Venezuela por meio de seu assessor especial. 

O chefe do executivo informou à Biden que Celso Amorim conversou tanto com Nicolás Maduro quanto com o opositor Edmundo González Urrutia. Reiterou ainda que a publicação das atas eleitorais é fundamental para atestar a lisura do processo. 

Na mesma conversa, o mandatário americano confirmou presença na reunião do G20, marcada para novembro. O encontro será no Rio de Janeiro. 

Onda de violência após proclamação de Maduro como vencedor

Desde que o Conselho Nacional Eleitoral declarou que o ditador venceu a disputa, protestos tomaram as ruas de Caracas. Ontem, milhares de pessoas se dirigiram às ruas para questionar o resultado apresentado pelo CNE. O líder do partido de oposição foi preso por forças militares. Veja o vídeo!

Cenas de caminhões supostamente dirigidos por membros das Forças Armadas da Venezuela circularam nas redes sociais. Os militares mandavam as pessoas voltarem às suas casas. Veja o vídeo!

A CNN en Español informou que, até agora, 11 pessoas morreram durante os protestos. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais