Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Eleições nos EUA: quais serão as regras do primeiro debate

Donald Trump se encontrará hoje, quinta-feira (267/6), com Joe Biden no primeiro debate para a presidência dos EUA

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/6/2024 20:59
CNN Brasil

O primeiro debate na campanha para a corrida presidencial dos EUA acontecerá hoje, às 22h no horário de Brasília, na CNN. O evento apresentará diversas mudanças em relação ao último enfrentamento entre os dois candidatos, que ocorreu em 2020.

O que esperar do debate entre Donald Trump e Joe Biden?

A idade deverá estar no centro do debate entre os dois políticos. Trump, de 78 anos,  e Biden, de 81, são os candidatos à presidência mais velhos da história política dos EUA. 

A descriminalização do aborto, inflação, economia e a criminalidade deverão ser temas centrais. Especialistas acreditam que conflitos internacionais, como as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, a segurança na fronteira com o México e o fluxo de migrantes também estarão presentes no debate.

Acusações pessoais

Existe a possibilidade de que os candidatos troquem acusações. Trump deverá confrontar Biden em relação às polêmicas envolvendo seu filho, Hunter Biden, que foi condenado por porte ilegal de arma e é acusado de evasão fiscal. O segundo filho do atual presidente tem um passado marcado pelo uso abusivo de drogas ilícitas. Além disso, o empresário poderá criticar as decisões de Biden relacionadas a conflitos internacionais e questões internas, como a economia e a criminalidade.

Também há a possibilidade de que Biden revire a história da vida de Trump, acusando-o de ser o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal por fraude fiscal. Essa acusação se refere ao repasse não declarado de recursos à atriz pornô Stormy Daniels, com quem teve um caso. Também é possível que Biden questione a eventual responsabilidade de Trump na invasão ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores inconformados com a perda eleitorial do empresário invadiram e depredaram o prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos. 

Quais serão as regras do debate?

Não foram apenas os temas que serão abordados que mudaram; as regras também foram alteradas. 

Este ano, os candidatos serão impedidos de levar materiais para consulta. Suas mesas apenas irão conter folhas em branco, canetas para anotações e um copo com água. Conversas com assessores e funcionários da equipe de campanha também serão proibidas ao longo de todos os 90 minutos de discussão.

O formato do debate será de rodadas de 2 minutos para cada um responder a perguntas feitas pelos moderadores. Os debatedores terão 1 minuto para réplica e mais 1 para tréplica. Os microfones serão interrompidos após a fala dos candidatos, para evitar que ocorram interrupções, como na última vez quando Joe Biden perguntou a Trump se ele “não conseguia calar a boca”.

A emissora CNN aceitou que suas concorrentes transmitam o debate, desde que mantivessem sua logomarca e não fizessem comentários simultâneos. Assim, emissoras como a Fox News, grande rival e crítica da empresa, também exibirão o evento. No Brasil, o enfrentamento será apresentado pela filial brasileira da CNN.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais