Mais de 300 famílias, o equivalente a cerca de 2 mil pessoas, deixaram o distrito de Uiraponga, na cidade de Morada Nova, Ceará.
O posto de saúde teve suas atividades suspensas e a escola local anunciou que seus alunos serão transferidos para outros lugares.
A cidade foi esvaziada após criminosos darem um alerta para os moradores deixarem suas casas em meio a uma disputa de facções.
Segundo o governo do estado, o traficante José Witals da Silva Nazário e seu cúmplice Márcio Jailton da Silva determinaram que os moradores saíssem.
O conflito começou após Nazário, também conhecido como Playboy, deixar a facção Guardiões do Estado (GDE) para se juntar ao TCP Cangaço, braço do Terceiro Comando Puro na região.
A movimentação veio acompanhada de ataques violentos contra os territórios de seu antigo aliado, Gilberto de Oliveira Cazuza.
Em meio aos embates, Playboy estruturou uma organização que incluía “soldados” encarregados de ameaçar e matar os moradores.
Alguns deles recebiam mensagens diretas com ordens para deixar suas casas dentro do prazo de 48 horas.
Um dos exemplos de como os criminosos intimidaram a população com ações extremamente violentas foi o assassinato de José Audivan Bezerra de Freitas.
O homem de 55 anos foi assassinado a tiros dentro de casa no dia 3 de junho, depois teve o corpo arrastado e exposto na praça central de Uiraponga, para servir de exemplo.
Com medo, a maior parte das pessoas que viviam na região deixaram o distrito nos dias seguintes.
Casas foram deixadas às pressas, gado e bens que não podiam ser levados foram vendidos com urgência por preço baixo.
Playboy foi preso em julho em São Paulo, tendo ao menos três passagens por homicídio doloso, no entanto, os moradores ainda temem retornar para suas casas.
- Conheça as principais facções do Brasil e suas origens com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:



.webp)


.jpg)


.jpg)











.jpg)





