Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Disputa entre facções transforma distrito em cidade fantasma

Criminosos chegaram a arrastar e expor corpo de homem assassinado na praça central.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/10/2025 18:36
G1

Mais de 300 famílias, o equivalente a cerca de 2 mil pessoas, deixaram o distrito de Uiraponga, na cidade de Morada Nova, Ceará

O posto de saúde teve suas atividades suspensas e a escola local anunciou que seus alunos serão transferidos para outros lugares.

A cidade foi esvaziada após criminosos darem um alerta para os moradores deixarem suas casas em meio a uma disputa de facções.

Segundo o governo do estado, o traficante José Witals da Silva Nazário e seu cúmplice Márcio Jailton da Silva determinaram que os moradores saíssem.

O conflito começou após Nazário, também conhecido como Playboy, deixar a facção Guardiões do Estado (GDE) para se juntar ao TCP Cangaço, braço do Terceiro Comando Puro na região.

A movimentação veio acompanhada de ataques violentos contra os territórios de seu antigo aliado, Gilberto de Oliveira Cazuza.

Em meio aos embates, Playboy estruturou uma organização que incluía “soldados” encarregados de ameaçar e matar os moradores.

Alguns deles recebiam mensagens diretas com ordens para deixar suas casas dentro do prazo de 48 horas.

Um dos exemplos de como os criminosos intimidaram a população com ações extremamente violentas foi o assassinato de José Audivan Bezerra de Freitas

O homem de 55 anos foi assassinado a tiros dentro de casa no dia 3 de junho, depois teve o corpo arrastado e exposto na praça central de Uiraponga, para servir de exemplo.

Com medo, a maior parte das pessoas que viviam na região deixaram o distrito nos dias seguintes

Casas foram deixadas às pressas, gado e bens que não podiam ser levados foram vendidos com urgência por preço baixo.

Playboy foi preso em julho em São Paulo, tendo ao menos três passagens por homicídio doloso, no entanto, os moradores ainda temem retornar para suas casas

  • Conheça as principais facções do Brasil e suas origens com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:

A governadora do estado, Jade Romero (MDB), afirmou em coletiva no dia 7 que há uma ação conjunta com a prefeitura  para trazer os moradores de volta:

"O próximo passo será um plano para dialogar com as pessoas que moravam lá. Vamos anunciar uma série de ações para a retomada do distrito com tranquilidade", disse.

A prefeitura afirmou ter implementado postos de atendimento para receber os moradores de Uiraponga em outras regiões e que realiza visitas às famílias que ainda vivem no distrito.

Ainda assim, as famílias não deverão voltar para suas casas enquanto não houverem sinais claros de trégua na luta entre GDE e TCP.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais