Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Cracolândia: tentativa de mover usuários de droga do centro de SP gera problema em outras áreas

O conflito mobilizou as forças de segurança na última terça-feira e causou tumultos na região.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/8/2023 16:27
foto: Danilo Verpa/Folhapress

Na noite desta última terça-feira (15), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo entrou em confronto com usuários de drogas da cracolândia. Os oficiais usaram bombas e balas de borracha para dispersar os dependentes que se instalaram na esquina da Rua dos Gusmões com a Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo.

A ação dispersou os usuários que correram para as ruas dos bairros Santa Ifigênia e Campos Elíseos, ambos na região central da capital paulista.

O tumulto levou a saques e arrombamentos aos comércios da região. Segundo apuração da Revista Oeste, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil estão de plantão para proteger a área.

Os conflitos mencionados são consequência da última operação que migrou o endereço da cracolândia.

No último domingo (13), as forças de segurança promoveram uma operação para expulsar a cracolândia da Rua Santa Ifigênia, importante ponto de comércio de eletrônicos da cidade.

Comerciantes e moradores da região realizaram protestos contra a presença e permanência dos dependentes químicos na área.

A dispersão dos usuários da rua Santa Ifigênia levou-os à rua dos Protestantes, local da operação da noite de terça.

Por onde passam, as cracolândias aumentam a criminalidade, retiram a liberdade dos moradores da região e os usuários tornam-se escravos dos traficantes.

Quais os impactos da cracolândia na segurança pública?

O problema das cracolândias em São Paulo existe desde os anos 90. Apesar dessa dura realidade, existem grupos que defendem a permanência das pessoas no local e a liberdade para o consumo do crack.

Há uma ONG, que se chama Craco Resiste, o grupo se dedica a combater “a violência policial na Cracolândia”. Na trilogia Entre Lobos, um ex-usuário da droga denuncia como o crack tornou-se uma das principais fontes de renda do crime, movimentando milhões todos os anos para o crime organizado.

O que está por trás da defesa do consumo de uma droga que desumaniza o usuário? Assista agora à trilogia Entre Lobos.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais