This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Após ataque em Blumenau, governador promete polícia armada nas escolas

Após ataque em Blumenau, governador de Santa Catarina promete polícia armada nas escolas estaduais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/4/2023 16:49
Foto: Rodolfo Espíndola/Alesc

Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, anunciou nesta segunda-feira (10) que todas as escolas estaduais terão ao menos um policial armado em até 60 dias. A decisão ocorre após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor que resultou na morte de quatro crianças em Blumenau.

A medida foi anunciada durante a cerimônia de 100 dias de governo. A iniciativa será implementada nas 1.053 escolas estaduais de Santa Catarina:

“Vamos recrutar policiais militares, policiais civis, bombeiros militares para que eles possam - fardados, com colete, com arma - irem para as escolas, um dentro de cada escola. É o mínimo que a gente pode devolver para a sociedade, onde as crianças estiverem brincando ele tem que estar junto”.

Segundo o governador, a iniciativa custará R$ 70 milhões por ano.

Segundo o governo de Mello, desde o dia 5 de abril:

  • a ronda escolar foi reforçada no estado;
  • há o projeto para desenvolver um “protocolo de treinamento de professores para reação rápida e segura” em casos de violência;
  • será realizada a “estruturação de um centro integrado de operações policiais” para aumentar “a velocidade de resposta das instituições em cenários de emergência”;
  • será criado um Comitê Permanente de Segurança nas Escolas “para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços”.

O governador ressaltou que no caso de creches e escolas municipais, a escola armada não será obrigatória, já que é responsabilidade de cada município.

O problema da segurança pública no Brasil atinge a todos. A cada 10 minutos um cidadão é assassinado, 40% de toda a população diz já ter sido vítima de ao menos um assalto e apenas 8% dos assassinatos são resolvidos.

O brasileiro vive com medo de andar nas ruas e a sensação é de que o crime compensa dada a impunidade daqueles que cometem os crimes.

Para entender a fundo as origens desse problema, a Brasil Paralelo lançou a trilogia Entre Lobos a maior investigação sobre o problema da segurança pública no Brasil.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais