Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Conservadores vencem eleições e renovam o Congresso Nacional

Com os votos já apurados, apoiadores de Bolsonaro formam maioria no Congresso Nacional.

Por
Publicado em
3/10/2022 15:01

Após a apuração das urnas, diversos cientistas políticos afirmaram que Bolsonaro saiu vitorioso nas eleições para os cargos legislativos. Os principais candidatos apoiados pelo presidente foram eleitos, e seu partido obteve a maioria dos votos para deputados federais e senadores.

A bancada do partido de Bolsonaro, o Partido Liberal (PL), foi de 77 deputados para 98. Segundo Cristiano Noronha, cientista político e vice-presidente da Arko Advice:

"O PL crescendo, criando uma bancada relevante, mostra a força política eleitoral do presidente Bolsonaro. Afinal de contas foi o partido ao qual ele se filiou e esse crescimento deve ser atribuído a ele".

Nikolas Ferreira, candidato de Minas Gerais e apoiador de Bolsonaro, teve mais de 1 milhão e quatrocentos mil votos, quebrando o recorde de deputado federal com mais votos da história de seu estado.

A ex-Ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos de Bolsonaro, Damares Alves, obteve mais de 600 mil votos e foi eleita para o Senado pelo Distrito Federal.

Se Luiz Inácio Lula da Silva for eleito presidente, seu governo passará por tribulações com o Congresso, afirma Cristiano Noronha:

"Se o PL decidir fazer parte de um eventual governo Lula, o Valdemar da Costa Neto [presidente da sigla] pode ter dificuldade nisso e encontrar alguma dissidência interna. Eventualmente, alguns parlamentares podem até deixar o PL. Mas se Bolsonaro vencer, isso ajuda muito na governabilidade".

O Partido Liberal (PL) ainda possuirá a maioria dos senadores em 2023. Segundo a opinião de José Roberto de Toledo, colunista do UOL, o Senado terá uma conjuntura política favorável ao impeachment de ministros do STF.

O União Brasil e o PP também elegeram muitos deputados, o que pode favorecer políticas conservadoras. Muitas pautas que Bolsonaro conseguiu avançar no Congresso foram conquistadas em diálogo com os dois partidos - como a reforma da previdência e a reforma administrativa (PEC 32/20).

O PP, quarto partido com a maior quantidade de deputados federais, declarou apoio a Bolsonaro. 

O PT foi o segundo partido a eleger mais deputados federais, tendo conquistado 68 cadeiras no parlamento.

Segundo Luiz Felipe de Alencastro, historiador da FGV, as vitórias do PT para o Congresso não formam uma influência expressiva para auxiliar o partido mesmo em um eventual governo Lula. Em suas palavras:

"Foi uma vitória fantástica do bolsonarismo, que agora se enraíza no país, e de uma extrema-direita com uma resiliência e uma perenidade talvez bastante longa.
É algo extraordinário e que desequilibra o jogo. Acho que Lula ainda ganha, mas terá que enfrentar um 'terceiro turno' com um Congresso totalmente hostil e vai lidar com ameaças de impeachment e de pautas-bomba, como projetos de lei que detonam o orçamento".

O PSDB teve a sua maior redução no Congresso desde 1998, contando com apenas 13 deputados. O PDT, de Ciro Gomes, também teve sua maior queda desde 1998.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais