Amanhã, 10 de junho, a Câmara dos Deputados deverá votar o projeto da reforma tributária. Alguns setores da economia poderão ser beneficiados caso o texto seja aprovado pelos parlamentares. Associações comerciais preveem que produtos como carne tenham suas isenções de impostos mantidas. Outro setor que pode ser beneficiado pela modificação na lei é o de energia elétrica, que pode ter sua alíquota reduzida.
- Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!
Previsto para ser votado a partir desta quarta-feira (10/7) na Câmara dos Deputados, o primeiro projeto que regulamenta a reforma tributária tem sido alvo de pressão de lobbies setoriais, que buscam arranjos para garantir menores cargas de impostos no novo modelo a entrar em vigor.
Na semana passada, o grupo de trabalho responsável por analisar o texto frustrou alguns setores, em especial por acrescentar veículos elétricos na lista do chamado “Imposto Seletivo”. A regra aumenta os impostos sobre quaisquer produtos que emitam resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Outra crítica foi o fato de a equipe não ter incluído proteínas animais na cesta básica, que terá alíquota zero do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
No momento, representantes dos mais diversos ramos de atividade econômica atuam para mudar alguns artigos do PL antes da votação. Caso aprovado pelos deputados, o texto ainda segue para votação no Senado, onde ainda pode sofrer modificações.
Alimentos e produtos médicos mais baratos
O técnico do Ministério da Fazenda, Rodrigo Orair, explicou que a reforma tributária vai reduzir a tributação dos alimentos para 8,5% e deverá contar com a devolução de tributos para os mais pobres. A escolha dos produtos com alíquota zero foi feita para privilegiar a alimentação saudável e os ingredientes necessários para prepará-los. Entre esses produtos estão:
- Arroz
- Leite e fórmulas infantis
- Manteiga
- Margarina
- Feijões
- Raízes e tubérculos
- Cocos
- Café
- Óleo de soja
- Farinha de mandioca
- Farinha e sêmolas de milho
- Farinha de trigo
- Açúcar
- Massas
- Pão













.webp)
.jpg)



.jpg)


.jpg)





