As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 25, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump diz que “deve conversar com Lula em algum momento, mas não agora”

Ao deixar a Casa Branca para visitar o Texas, Trump reafirmou que Lula está tratando Bolsonaro de forma muito injusta.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/7/2025 18:02
BBC Brasil

Durante uma declaração nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou que não pretende conversar com Luiz Inácio Lula da Silva por enquanto, embora não tenha descartado essa possibilidade no futuro.
A declaração ocorre em meio à escalada das tensões entre os dois países, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
No mesmo contexto, Trump voltou a manifestar solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro, reforçando seu alinhamento político com o aliado conservador.

Apoio declarado a Bolsonaro

Pouco antes de embarcar para o Texas, Trump criticou o modo como Lula lida com o ex-presidente Bolsonaro:

"Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um negociador difícil", afirmou o republicano a jornalistas, antes de embarcar para uma visita ao Texas.”

E completou: “Eu não deveria gostar dele porque ele era muito duro nas negociações, mas ele também é muito honesto. E eu sei reconhecer quem é honesto e quem é corrupto”.

Trump acirrou o tom nos últimos dias. Na segunda-feira (7), classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, reiterando sua inocência:
“A única coisa da qual ele é culpado é de lutar pelo povo”

O americano tem comparado constantemente o processo contra Bolsonaro à sua própria trajetória. Enfatiza também ter sido alvo de perseguições por parte do establishment político. 

Em O Teatro das Tesouras, a Brasil Paralelo revela os bastidores do jogo político brasileiro — muito além de Lula e Bolsonaro. Assista agora e entenda além do noticiário. 

Carta a Lula: Trump critica julgamento de Bolsonaro e fala em “vergonha global”

Durante a semana, Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva trocaram cartas em meio ao debate sobre tarifas comerciais. Ontem, Trump escreveu:

“Conheci e respeitei o ex-presidente Jair Bolsonaro. O tratamento que ele está recebendo é uma vergonha global. Esse julgamento deve acabar imediatamente.”

A declaração, com forte tom diplomático, criticou diretamente a condução política e judicial do governo brasileiro. Trump também classificou Bolsonaro como “líder forte” e “respeitado internacionalmente”, sugerindo que o avanço do processo judicial estaria ligado ao crescimento do ex-presidente nas pesquisas.

Lula rebate com medidas e críticas

Lula respondeu às tarifas com tom firme:

“Se ele [Trump] cobra 50% da gente, vamos cobrar 50% deles.”

A declaração indica que o Brasil prepara sanções comerciais em resposta, sinalizando possível tensão nas relações bilaterais.

Na ocasião, também criticou Trump, mencionando a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021:

“Se Trump tivesse feito no Brasil o que fez no Capitólio, estaria enfrentando um processo judicial como o de Bolsonaro.”

Apesar do embate, amenizou os riscos diplomáticos:

“Somos uma nação que evita conflitos internacionais.” 

Ele ressaltou que a história entre Brasil e EUA é marcada por convivência pacífica.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais