Política5 min de leitura

Conheça o curso para formar militantes criado pelo PT em parceria com a Unicamp

Ministério Público investiga o caso após denúncia de que estrutura da universidade estaria sendo usada para fins político-partidários.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Placa da Unicamp. Universidade estadual está fazendo curso para militantes criado em parceria com PT e Fundação Perseu Abramo
Fonte da imagem: CNN Brasil

Receba notícias gratuitamente em seu email

O PT e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram um termo de cooperação para criar um curso de extensão para militantes

O acordo foi assinado em dezembro de 2023 e prevê atividades que deverão acontecer até 2029.

As negociações foram feitas pelo Instituto de Economia da Unicamp, por meio do seu Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT).

O PT foi representado pela Fundação Perseu Abramo, uma instituição ligada ao partido.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público de São Paulo, após denúncia formal do deputado estadual Guto Zacarias (União-SP).

O parlamentar acusa a parceria de promover política‑partidária através de bens ou espaço público.

Professores públicos vão lecionar o curso

Os termos do acordo foram divulgados pelo jornal Gazeta do Povo, que teve de recorrer à Lei de Acesso à Informação após as instituições negarem diversos pedidos de envio.

A primeira ação anunciada foi a criação do curso online “Desenvolvimento, Trabalho e Políticas Públicas – Módulo I” (ECO-0615). 

A Unicamp se compromete a fornecer professores e o espaço digital, enquanto a FPA assume ao menos 50% das despesas com alunos e garante a divulgação. 

Embora a Universidade tenha designado seis professores para ministrarem as aulas, a FPA convidou mais de 30 nomes externos.

Entre eles estão o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e o líder do MST, João Pedro Stédile.

[LEADS] Brasil Evangélico

Termos do convênio falam em formar “militantes”

No documento está escrito de maneira direta que o objetivo do curso incluí o preparo de “militantes” ligados a grupos políticos:

Em um contexto de profundas transformações que afetam o mundo do trabalho e a dinâmica das economias capitalistas contemporâneas, o Instituto de Economia da Universidade de Campinas em diálogo com a Fundação Perseu Abramo vem por meio deste apresentar proposta de celebração de Termo de Cooperação entre as duas instituições, com o objetivo de realizar curso de extensão a ser oferecido pela Unicamp, tendo como público-alvo agentes públicos, atores políticos e militantes de movimentos sociais.”

De acordo com a Gazeta do Povo, o processo seletivo foi elaborado pela fundação e inclui um vídeo de três minutos gravado pelo candidato contando sua “trajetória de atuação profissional, sindical e política”.

A publicação destaca que isso pode servir como uma espécie de “filtro” para selecionar alunos mais alinhados à visão e aos interesses do partido.

Esse é mais um exemplo de como movimentos conseguem usar as estruturas das universidades para fins políticos.

A Brasil Paralelo investigou como a esquerda construiu uma hegemonia nas instituições de ensino superior e intimidou seus opositores em um espaço que deveria ser aberto ao debate.

Assista à primeira parte do documentário Unitopia abaixo:

A continuação está disponível apenas na plataforma de streaming da Brasil Paralelo, juntamente com filmes e séries selecionados, além de todas as produções originais.

Clique aqui e assine por apenas R$10.

Jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico