dia de Santa Luzia de Siracusa é comemorado pelos católicos em 13 de dezembro. No Brasil, as festividades atraem muitos fiéis e curiosos, que desejam participar das tradições e eventos locais.
A santa é considerada padroeira de quem tem problemas de visão, já que a história conta que seus olhos foram arrancados durante seu martírio.
Seu nome vem do latim “lux”, luz em protuguês. É uma variação do nome Lúcia e significa “aquela que traz a luz”.
Segundo o site do santuário Arquidiocesano de Santa Luzia, em Minas Gerais, Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã.
A família vivia em uma época em que o cristianismo ainda estava começando e era perseguido pelo governo romano, por isso professava a fé em segredo. Ser cristão era considerado crime.
Pelo mesmo motivo, os registros da história de Luzia são desencontrados. Uma das versões mais difundidas é a de que a jovem decidiu permanecer virgem até a morte por causa de sua fé.
No entanto, seu pai morreu e sua mãe ficou gravemente doente. Para garantir que a filha tivesse como se manter, a mãe queria casá-la com um jovem de boa família.
Luzia decidiu recusar o pretendente a fim de manter sua promessa a Deus. Depois de conseguir que a mãe a liberasse do casamento, vendeu tudo o que tinha e passou a viver na simplicidade.
Inconformado com a rejeição, o pretendente a fez ser perseguida pelas autoridades romanas por ser cristã. Ele pensava que assim ela voltaria atrás, largaria o cristianismo e se casaria com ele. No entanto, ela decidiu ir até o fim.
Segundo relatos, Luzia foi torturada com óleo quente e ameaçada de estupro. No entanto, seus torturadores não conseguiram abusar dela.
Mesmo diante de tantos sofrimentos, ela não negou Jesus Cristo. No final de seu martírio, teve os olhos arrancados.
Luzia morreu decapitada em 13 de dezembro de 304 aos 12 anos. Ela foi santificada pela Igreja Católica em 1894.
Por causa da mutilação da visão, é reconhecida como intercessora dos que têm esse tipo de enfermidade.
Assim como Santa Luzia, nos dias atuais também existem pessoas que viveram sofrimentos sem negar suas crenças.
Algumas delas serão contadas no Especial de Natal 2024 da Brasil Paralelo, que irá ao ar no dia 17 de dezembro.
O programa será exibido no Youtube. Reserve abaixo seu ingresso digital.
Quero assistir ao Especial de Natal.
O dia de Santa Luzia é uma data que mobiliza comunidades em todo o Brasil. Com tradições que incluem missas, shows e atividades culturais, as festas são momentos de celebração e união.
Uma das principais comemorações do dia de Santa Luzia acontece na cidade mineira que leva homônima. Santa Luzia fica na região metropolitana de Belo Horizonte e tem um santuário Arquidiocesano dedicado à sua homônima.
Em 2024, os fiéis estão comemorando os 280 anos de devoção à sua padroeira. Os festejos começaram ainda na madrugada de hoje, com uma missa à meia noite presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira.
A celebração contou com músicas compostas por José Maria Lopez, compositor do século XIX. Além disso, desde ontem ruas estão fechadas para a comemoração. Os fiéis terão a sua disposição barracas de:
A igreja de Santa Luzia em Minas Gerais foi construída entre 1721 e 1729 e tem estilo característico da primeira metade do século XVIII. O forro é adornado com pinturas em estilo rococó, mostrando a virgem Maria e Santa Luzia.
Quem é da região pode conferir a programação no perfil oficial da festa no Instagram.
Na cidade pernambucana de Caruaru, a festa é repleta de atividades culturais e religiosas. A programação começou ontem, 12 de dezembro, com a recitação do terço às 19h. Logo após, os fiéis celebraram uma missa.
Na manhã de hoje, uma celebração às 6h da manhã presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Ruy Lopes abriu os festejos da data.
Às 16h está prevista uma procissão com a imagem de Santa Luzia saindo da Catedral de Nossa Senhora das Dores em direção ao Monte Bom Jesus. A seguir, será celebrada outra missa.
Confira mais informações no perfil oficial da Catedral de Santa Luzia no Instagram.
Mossoró, Rio Grande do Norte, também terá programação especial para celebrar a data. A santa é a padroeira da cidade, o que atrai turistas e romeiros.
Assim como em Minas Gerais, os festejos começaram à meia noite, com a chamada Procissão da Luz, que saiu da Catedral de Santa Luzia em direção à igreja matriz. Pela manhã, uma missa às 5h abriu o dia de celebrações.
Mais tarde, às 17h, haverá uma nova procissão, seguida de um sorteio para os presentes. Toda a festa será transmitida ao vivo pelo Youtube da Paróquia de Santa Luzia e pela Rádio Rural de Mossoró.
A governadora Fátima Bezerra (PT-RN) participará da procissão, conforme informado pelo portal Mossoró Hoje.
A história da santa, que morreu defendendo a sua virgindade, é celebrada pelos que acreditam em defender sua fé mesmo quando tudo parece estar perdido.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP