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Brasil
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Cineastas brasileiros lançam manifesto anti-woke: “a arte brasileira está sob censura”

O documento afirma que a arte brasileira está sendo censurada pelas pautas woke.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/10/2024 15:02
Cinema Rapadura

Josias Teófilo, diretor de O Jardim das Aflições, e Newton Cannito, ex-ministro da Cultura, lançaram,em parceria,  um manifesto onde criticam a força das pautas woke nas produções audiovisuais brasileiras.

Os cineastas afirmam que o Brasil tem testemunhado uma “escalada de autoritarismo”, que se faz presente através de censura, cancelamentos e perseguição contra artistas e intelectuais que não se adequam à visão identitária de mundo.

Temos visto no nosso país uma escalada do autoritarismo, que se expressa na censura, nos cancelamentos, perseguição a artistas e intelectuais que não pensam de acordo com a cartilha vigente, o identitarismo woke.”

Além disso, instituições de Estado e programas de incentivo público estariam enviesados para não apoiar produções que não se adequam às pautas woke:

Ministério da Cultura, Ancine, editais estaduais e municipais, Lei Paulo Gustavo, etc., todos usam abertamente critérios da ideologia woke.”

O manifesto também ressalta que um dos principais prejudicados é o humor nacional, que se afasta cada vez mais do povo para se adequar à agenda política:

Uma das principais vítimas da censura é o humor, tem sido cada vez mais difícil fazer uma comédia popular. Humoristas são cancelados diariamente sob aplausos da base woke.”

Os autores também destacam as dificuldades enfrentadas por produtores de conteúdo cristãos, que muitas vezes são excluídos de incentivos públicos:

Além disso, existe o preconceito contra pessoas religiosas em geral, e especificamente contra os cristãos. É praticamente impossível aprovar um filme cristão num edital audiovisual, por exemplo.”

Outros artistas famosos também assinaram o manifesto, dentre os signatários estão:

  • Marcílio Moraes, um dos autores de Roque Santeiro; 
  • Paulo Cursino, autor de Farofeiros e roteirista;
  • Paula Richard, autora de novelas bíblicas na Record;
  • Fabio Danesi, autor de séries como Rio Heroes;
  • Rodrigo Castilho, autor de O Negócio;
  • Matheus Bazzo, fundador da plataforma de streaming Lumine;
  • o roteirista Alexandre Soares Silva e 
  • Ricardo Fadel Rihan, produtor de filmes como Plano Real e Rodeio Rock e ex-secretário do Audiovisual.

Leia o manifesto completo:

"Enquanto nos Estados Unidos e no resto do mundo a ideologia woke está em decadência, no Brasil ela reina soberana. Como dizia Millôr Fernandes: 'Quando uma ideologia fica bem velhinha, vem morar no Brasil'.

Temos visto no nosso país uma escalada do autoritarismo, que se expressa na censura, nos cancelamentos, perseguição a artistas e intelectuais que não pensam de acordo com a cartilha vigente, o identitarismo woke. Politicamente correto, cancelamentos, lacração, ataques à liberdade de expressão, tudo isso faz parte do radicalismo próprio ao identitarismo.

Ministério da Cultura, Ancine, editais estaduais e municipais, lei Paulo Gustavo, etc, todos usam abertamente critérios da ideologia woke. Conceitos importados como apropriação cultural e linguagem neutra orientam os debates e o fomento da arte brasileira há mais de uma década. Como diz Antonio Risério, até a língua portuguesa foi instrumentalizada por essa ideologia.

Além disso, existe o preconceito contra pessoas religiosas em geral, e especificamente contra os cristãos. É praticamente impossível aprovar um filme cristão num edital audiovisual, por exemplo.

Uma das principais vítimas da censura é o humor, tem sido cada vez mais difícil fazer uma comédia popular. Humoristas são cancelados diariamente sob aplausos da base woke.

Tem sido comum também fazer tábua rasa do passado, em vez de ser tratado com a devida complexidade, existe um ódio muito grande ao passado e aos personagens que fizeram o nosso país e a cultura brasileira. A arte brasileira está sob censura.

O que hoje chega ao resto da sociedade, essa chatice de lacração e de linguagem neutra, já domina a arte brasileira há mais de uma década.

Isso afastou a arte e a cultura brasileira do seu público. Nunca o cinema, a televisão e o teatro brasileiro estiveram tão afastados do gosto popular. Por um motivo simples: as obras seguem fielmente uma estética importada. Nós artistas livres lutamos pela diversidade estética e pela liberdade de expressão e de criação."

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