Após votação da mesa-diretora, a Universidade de Michigan decidiu que vai acabar com a política de contratação baseada na diversidade.
Para que uma pessoa pudesse trabalhar na instituição, era necessário que fizesse uma declaração sobre como seu trabalho poderia ser útil para promover diversidade na instituição.
Os críticos desse tipo de medida argumentam que ela é uma forma de burlar as leis estaduais que proíbem a exclusão de candidatos por critério de raça, impedindo as universidades de criarem vagas específicas para negros.
Um pesquisador do Instituto Manhattan chamado John D. Sailer que escreveu sobre o assunto comentou a decisão da Universidade de Michigan para o New York Times:
“A Universidade de Michigan defendeu as declarações de diversidade, mas agora, representará um marco no movimento para reverter essa prática equivocada, uma vitória clara para a liberdade acadêmica”
Alguns professores da instituição não gostaram da decisão e acusam a direção de interfirir em assuntos que devem ser definidos pelos departamentos.
A reitora da universidade, Laurie McCauley, convocou um grupo formado por oito professores para analisar as declarações de diversidade ainda no começo do ano.
Em julho, o comitê tinha dado um parecer contrário ao fim da declaração, afirmando que:
“A eliminação total das declarações de diversidade na U-M enviaria um sinal impreciso e desencorajador sobre o compromisso da U-M com os valores de DEI”
A posição mudou após o grupo conduzir uma pesquisa e descobrir que mais da metade do corpo docente acreditava que as declarações de diversidade pressionavam os professores a exporem visões específicas.
Em um relatório feito em outubro, o grupo sugeriu o fim das declarações de diversidade independentes e, em vez disso, incorporasse a questão nas declarações de ensino e pesquisa dos candidatos.
A reitoria acatou a primeira parte, mas não com a segunda, fazendo com que os contratados não precisassem mais mostrar como contribuíriam com diversidade.
O professor de bioestatística que liderou o comitê, Thomas Braun, disse que tinha a expectativa da universidade encontrar outra maneira de fazer os funcionários mostrarem como seu trabalho se relaciona com a diversidade:
“Acho que todos os professores deveriam ser capazes de explicar como suas próprias experiências pessoais informam o que fazem todos os dias como membros do corpo docente, e como isso se encaixa nos valores e missão centrais da UM.”
Braun continuou sua fala questionando se alguém que não é alinhado ao tema deveria trabalhar na instituição:
“Se isso parecer impossível para alguns indivíduos, então talvez a UM não seja o lugar certo para eles.”
As declarações de diversidade são parte de um fenômeno conhecido como espiral do silêncio na Universidade.
De acordo com a pesquisadora especializada em opinião pública, Noelle-Neumann, as pessoas tendem a descobrir qual a visão dominante em um determinado ambiente e a reproduzem para evitar confrontos.
O pensamento hegemônico em um determinado lugar não é necessariamente aquele compartilhado pela maioria das pessoas, mas o com maior repercussão.
Em muitos casos, a maioria das pessoas podem até pensar de forma diferente, mas escondem suas visões, pois acreditam que são minoria.
A espiral do silêncio dentro das universidades é um dos temas do documentário original Unitopia.
A Brasil paralelo levou suas câmeras para as instituições de ensino mais famosas do Brasil para ver a real situação do ensino.
Assista gratuitamente ao primeiro episódio no vídeo abaixo:
Para ter acesso ao resto da série, assina ao streaming da Brasil Paralelo, onde você terá acesso a todas as produções originais, além de filmes e séries selecionados.
Clique no link abaixo e assine:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP