Pesquisadores estão criando o que chamam de primeiro “robô de gestação” do mundo. A máquina incorpora um útero artificial em um corpo humanoide.
Ela poderia carregar um feto durante os nove meses de gravidez, recebendo nutrientes por meio de um tubo semelhante ao processo natural.
A escritora feminista Andrea Dworkin temia que isso resultasse no "fim das mulheres". Para eles, esses fatores não poderiam ser reproduzidos em máquinas.
Em 2012, Dworkin escreveu:
“As mulheres já têm o poder de eliminar os homens e, em sua sabedoria coletiva, decidiram mantê-los. A verdadeira questão agora é: os homens, uma vez que o útero artificial esteja aperfeiçoado, desejarão manter as mulheres por perto?”
Já os defensores acreditam que a inovação trará a chance de reduzir os riscos da gravidez e oferecer novas formas de liberdade reprodutiva.
O projeto é liderado pelo Dr. Zhang Qifeng, doutor pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura.
Segundo ele, a tecnologia já está em “estágio maduro” e deve ter um protótipo lançado em 2026, com valor estimado em 100 mil yuans (cerca de R$75,45 mil).
A proposta é defendida como alternativa para tratamentos de infertilidade. Mas já divide opiniões. Críticos lembram que a gestação envolve processos complexos, como trocas hormonais, respostas imunológicas e vínculo psicológico entre mãe e bebê.
Autoridades da província de Guangdong iniciaram discussões sobre normas éticas e legais para lidar com a tecnologia. Enquanto isso, o tema gera intenso debate em redes sociais e veículos chineses.
Para o Dr. Qifeng, o avanço pode ajudar a enfrentar as altas taxas de infertilidade no país. Outros acreditam que pode o papel da maternidade e até a identidade das futuras gerações.
Se for bem-sucedida, a experiência poderá transformar a medicina reprodutiva, mas também exigirá da sociedade respostas para dilemas éticos e culturais sobre o nascimento e a família.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP