Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Cercado pela Cracolândia, Colégio Centenário Fecha as Portas em SP

Havia 4 vezes mais usuários de drogas que alunos…

Atualidades
Por
Publicado em
24/8/2022 12:25

O Liceu Coração de Jesus anunciou que vai fechar as portas. Considerada uma das escolas mais tradicionais da capital paulista, o Liceu é localizado no bairro Campos Elíseos, região que foi tomada por usuários de crack e traficantes.

A escola é um verdadeiro patrimônio histórico, por sua arquitetura e seu legado educacional. Fundada pelos padres salesianos, personalidades de diferentes épocas participaram de sua história.

Em 1885, o Liceu contou com apoio da Princesa Isabel e ao longo de sua história formou gerações de brasileiros, além de nomes famosos como o ator Grande Otelo e o compositor Toquinho.

Há 137 anos, o colégio educa alunos de diversas idades no centro da cidade de São Paulo. Apesar de sua grandeza, nas últimas duas décadas o colégio foi perdendo espaço para um problema: o tráfico de drogas.

cracolandia-campos-eliseos
Foto da cracolândia que se instalou próximo ao Liceu Coração de Jesus.

A cracolândia instalou-se nas ruas e praças do bairro onde se localiza o Liceu. As consequências foram percebidas rapidamente: o tráfico:

  • aproximou usuários de drogas;
  • aumentou a criminalidade e a insegurança da região;
  • afugentou os moradores e alunos da região.

Neste ano o Liceu encerra suas atividades. Restavam apenas 190 alunos matriculados. Já a cracolândia conta com cerca de 700 usuários que ocupam a região.

Os moradores da região e alunos do Liceu Coração de Jesus vivem uma rotina de desespero. Os perigos e problemas são constantes, as pessoas vivem com medo:

  • de serem assaltadas;
  • de serem abordadas por usuários de crack que ficam fora de si;
  • de serem agredidas;
  • das cenas terríveis que tornaram-se cotidianas na região;
  • das sujeiras, excrementos e dos corpos adoecidos de moradores da região.

Os usuários de cracks vivem quase como zumbis. Sem consciência, apenas fazem o que for necessário para conseguir dinheiro e consumir mais drogas.

Eles também são vítimas. Vítimas dos lucros do tráfico, vítimas de grupos ideológicos que alimentam essa situação, como a ONG “Craco Resiste”.

  • As cenas de uma cracolândia lembram as de um filme de terror. Este é apenas um dos problemas que escancaram a crise de segurança pública que o Brasil vive hoje. As pessoas são obrigadas a se acostumarem a viver com medo. Esses problemas e muito mais abordamos em nosso Original BP Entre Lobos. Toque no link e saiba mais.

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) propôs transformar o colégio em uma escola municipal com mensalidades pagas pela prefeitura. Deste modo o Liceu teria renda para se sustentar.

A medida, no entanto, não ataca diretamente o problema central da região. Esse descaso do brasileiro com seu patrimônio pode ser um retrato de como ele lida com sua história.

Nosso legado histórico é vandalizado e se torna piada…

O Brasil conta com um órgão público próprio para o cuidado com seu patrimônio histórico, o Instituto de Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN). A função do IPHAN é tanto denunciar danos ao patrimônio histórico brasileiro, quanto definir o que é considerado um patrimônio histórico.

A situação do Liceu Sagrado Coração de Jesus é um dos vários casos que mostram como falta cuidado com os monumentos históricos brasileiros.

O artigo 163 do Código Penal existe para punir quem vandaliza os monumentos históricos brasileiros. Contudo, estudos mostram que ele não tem sido capaz de impedir o vandalismo.

Campinas é a segunda cidade do país com mais monumentos por habitante. Em 2018, ela chegou a ter 50% de todo esse patrimônio vandalizado, segundo a CONDEPACC, órgão responsável por cuidar dessas obras.

No Rio de Janeiro a situação também é preocupante. No ano de 2016, a prefeitura gastou cerca de 3 milhões de reais apenas para recuperar patrimônios vítimas desses ataques.

Veja uma lista de locais destruídos por incêndios:

  • Museu Nacional do Rio de Janeiro, 2018;
  • Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2012;
  • Memorial da América Latina, 2013;
  • Museu da Língua Portuguesa, 2015.

Esses dados refletem uma triste realidade: o descaso do brasileiro com sua história. Importantes patrimônios históricos e heróis nacionais são frequentemente apresentados pelas escolas e pela mídia como motivos de piada ou são tratados com indiferença.

Em 2017, a Brasil Paralelo encantou corações resgatando as origens do país entregando mais Brasil para os brasileiros.

Longe de tratar a história como negativa, de resumi-la como uma invasão portuguesa, a série de história mais amada da BP mostrou que o país foi erguido com atos de sacrifício, honra e coragem. 

A série Brasil, A Última Cruzada foi capaz de devolver ao povo o orgulho de ser brasileiro. Agora, em comemoração aos 200 anos de independência, a série será relançada em nova edição remasterizada de ultra definição 4k com conteúdos inéditos.

Cada episódio foi revisitado e todos terão nova exibição. A estreia da nova edição será no dia 5 de setembro. Nela, o resgate é elevado ao estado da arte.

Na nova Edição, também será lançada a primeira animação de ficção da Brasil Paralelo: Reconquista.

Clique aqui para participar do lançamento e ganhar um pacote de ilustrações exclusivas.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais