Cássia Kiss pode ser multada em até R$1 milhão por dizer que a “ideologia de gênero já está nas escolas e quer destruir a família”.
A atriz falou sobre o assunto em entrevista à jornalista Leda Nagle em 2022. Na ocasião, contou ter tido acesso à imagens de crianças entre 7 e 8 anos se beijando, o que a chocou. Para ela, se trata de “destruição para a vida humana” e “ameaça aos princípios familiares".
“[Recebi notícias de] duas meninas dentro de uma escola se beijando onde há inclusive ali o espaço chamado beijódromo”, contou.
Cássia foi denunciada pela Articulação Nacional dos Transgêneros (Antra) e pelo ator José de Abreu, pai de uma mulher trans de 23 anos. Abreu expressou estar "muito satisfeito" com a decisão da Justiça.
Em entrevista ao jornalista Luiz Prisco, afirmou que o fato de ela estar na mídia na época da entrevista teria piorado a questão:
“Ela tinha uma força absurda naquele momento, foi um escândalo. Obviamente isso promove a transfobia, a homofobia. Não é uma opção sexual, a Cássia demonstrou uma ignorância absurda, ela não conhece nada de sexualidade. Ninguém decide virar trans do dia pra noite”
Cássia também está sendo processada por uma ONG que defende os direitos dos LGBT. O Grupo Arco Íris pede R$250 mil em indenização. O valor seria usado para combater a transfobia no meio artístico.
O processo é movido pelo Ministério Público Federal (MPF) e foi aceito pelo juiz federal do Rio de Janeiro Mauro Luís Rocha Lopes.
Veja a entrevista na íntegra
Na mesma entrevista, Cássia Kiss também falou do aborto que fez na juventude. Hoje, se dedica a falar contra.
“Eu matei meu filho. Isso foi em 1985. Eu tinha 27 anos. Se eu tivesse ouvido o coração do meu filho na minha barriga eu não teria feito aborto. Porque eu só me dei conta do que eu fiz depois que eu fiz”.
Cássia mudou sua visão após se converter ao catolicismo. Acredita que o grande número de pessoas que defende o aborto o faz por não conviver com crianças no dia a dia e não possuir referência de família.
O processo movido pela Articulação Nacional dos Transgêneros (Antra) e pelo ator José de Abreu contra Cássia Kiss irá tramitar na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Até o momento, não se sabe quais os próximos passos da ação.
Via de regra, o rito do processo inclui fases como conciliação, onde as partes tentam um acordo, e julgamento, onde o juiz decide quem tem razão.
Existem diferentes tipos de ritos, que variam em duração e complexidade. Sendo assim, apesar de ter virado ré, Cássia ainda será julgada e poderá apresentar defesa.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP