This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Bukele diz estar pronto para enviar presos de El Salvador a Paris após polêmica com desfile

Presidente de El Salvador acusa desfile de “glorificar criminosos”

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/7/2025 17:12
Marvin Recinos/AFP/Getty Images

Um desfile de moda em Paris provocou uma reação imediata do presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Após uma apresentação que criticava as condições da maior prisão de segurança máxima do país, o Cecot.

  • A prisão é um símbolo da política de combate ao crime promovida por Bukele.

O estilista americano Willy Chavarria usou a passarela do Paris Fashion Week para simular o ambiente carcerário da penitenciária salvadorenha.

Modelos, vestidos com camisetas brancas e shorts, ajoelharam-se com a cabeça baixa, imitando as cenas de presos exibidas pelo governo salvadorenho.Segundo o criador, a proposta era denunciar o que chamou de desumanização de imigrantes e o endurecimento de regimes prisionais.

A resposta do presidente não demorou. Em seu perfil no X, Bukele ironizou o acontecimento:

“Se o governo francês permitir, estou pronto para enviar todos os criminosos do Cecot para Paris.”
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A fala viralizou e foi compartilhada por Elon Musk. O bilionário tem sido um dos apoiadores declarados do presidente salvadorenho, que ganhou notoriedade por prender mais de 70 mil suspeitos de envolvimento com o crime organizado desde 2022.

Enquanto isso, entidades de direitos humanos seguem criticando Cecot por supostas violações de direitos humanos, como falta de visitas, maus-tratos e detenções em massa sem julgamento.

Bukele usou suas redes sociais para afirmar que o desfile "glorifica criminosos” e que não afirmou que “quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas”.

Conheça o método de Bukele para segurança pública

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais