Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Brasil Paralelo Visita Casa Ronald McDonald no ABC paulista

Conheça as instalações do instituto que abriga crianças em tratamento contra o câncer e suas famílias.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/8/2024 9:41
Equipe Brasil Paralelo

A cada ano, aproximadamente 12 mil crianças são diagnosticadas com câncer no Brasil. A luta delas pela vida é um desafio para toda a família. 

Com o objetivo de ajudar essas pessoas, a Brasil Paralelo está realizando uma ação em parceria com a Casa Ronald McDonald do ABC neste McDia Feliz.

A Casa é um espaço dedicado a abrigar crianças e pais vulneráveis que vêm para São Paulo em busca de tratamento.

Uma equipe da Brasil Paralelo foi até a unidade do ABC para mostrar a estrutura e os cuidados que o Instituto oferece.

A equipe foi recebida por Juliana Alves, uma das responsáveis pelo espaço. Ela ofereceu um guia completo do espaço.

Segundo andar

Cada andar da Casa tem um tema específico  para oferecer um ambiente lúdico e receptivo a crianças, diferente dos corredores de hospitais.

O Instituto está construindo uma biblioteca com pedagogos preparados para alfabetizar as crianças e estimulá-las a ler e a escrever. 

Quando ficar pronto, o ambiente deve trabalhar para que as crianças não percam tempo de aprendizado por conta de suas condições de saúde e, quando estiverem recuperadas, possam continuar suas vidas normalmente.

No mesmo andar, está sendo construída uma sala de jogos interativos, um espaço para que os adolescentes possam socializar.

Outro espaço que está sendo preparado para ajudar as crianças é a sala de terapias alternativas, onde as crianças e mães poderão receber sessões de massagens, terapia ocupacional e acumputura.

O objetivo da sala será garantir a saúde mental dos familiares e das crianças, algo tão importante quanto o próprio tratamento médico.

Os quartos

A equipe também entrou em uma suíte que está sendo preparada para receber uma família, com acomodações parecidas com as de um hotel. 

O padrão é uma cama para o familiar e outra para a criança. Apesar disso, todo o ambiente é adaptável para necessidades específicas.

Andar da floresta

No espaço existe um sistema de computadores para garantir que a criança e seu acompanhante consigam se comunicar com os familiares que deixaram em suas cidades natais. 

Neste andar também há uma lavanderia, onde os responsáveis podem lavar as roupas enquanto seus filhos brincam no quintal ou ficam por perto.

Área externa

Na parte de fora da Casa, existe um quintal onde as crianças podem brincar e conviver ao longo do dia.

E frente ao quintal existe uma sala de terapia especializada nas crianças, com uma psicóloga infantil.

Um espaço de brincadeiras que forneçam estímulos está sendo construído. Juliana explicou que isso é necessário para que as crianças possam desenvolver plenamente sua parte cognitiva:

"A criança que ficou acamada, deitada na cama, não tem o mesmo desenvolvimento motor e cognitivo que uma criança que subiu na árvore e se machucou brincando na rua. Brincar faz parte do desenvolvimento humano e a integração social faz parte do desenvolvimento neurológico dela."

Há também um espaço de convivência para os pais, que conta com uma churrasqueira e com um forno de pizza.

Primeiro andar

O tema padrão deste andar será o fundo do mar. É um espaço dedicado para as mães. Trata-se de um salão de beleza, onde as mulheres podem se cuidar, pintar as unhas e o cabelo.

Juliana explica que muitas mães acabam não tomando conta de si mesmas e que ter um espaço desses pode ajudá-las muito:

"Muitas vezes, as mães têm uma tendência a se abandonar, durante o tratamento do filho. Elas se largam e não pensam em si mesmas. Trouxemos essa proposta para que a mãe compreenda que o autocuidado é importante." 

Além disso, objetos básicos para a higiene pessoal são disponibilizados nesse espaço, garantindo o padrão de limpeza e a dignidade dos hóspedes.

Cozinha

O Instituto é uma referência nacional em termos de alimentação pediátrica. Assim, garante que as crianças tenham uma rotina alimentar adequada para as especificidades de seus tratamentos. 

 Com o intuito de assegurar isso, a Casa Ronald McDonald possui uma equipe de nutricionistas dedicados a examinar a criança e preparar suas dietas.

Além de levar em conta as necessidades médicas, a cozinha também pensa na questão cultural

Para que as crianças não precisem se adaptar à culinária paulistana, o instituto tem um estoque de produtos como açaí e farinhas para crianças de outras regiões:

"A gente tenta adaptar a dieta de origem dela ao que ela precisa para não ter nenhuma deficiência nutricional durante o processo de tratamento."

As crianças também recebem instruções de  modo lúdico sobre como se alimentar da forma correta durante o tratamento. 

Há também um preparo para as mães conseguiram monitorar e ajudar seus filhos na rotina nutricional depois que eles retornem para suas casas 

A guia explicou que muitas das famílias que se hospedam não têm condições de fazer todas as refeições em suas casas, algo que é muito importante durante o processo de quimioterapia.

O instituto também prepara lanches para que as mães possam levar nos hospitais e comer enquanto esperam a realização dos exames e tratamentos de seus filhos.

"Às vezes elas não têm condição de pedir um café nos hospitais enquanto o filho está fazendo um tratamento… Essa mãe fica sem comer o dia inteiro, e a criança também. Então fazemos um kit lanche, entregamos e elas levam..."

Triagem de doações

Nesse espaço, são recolhidas e separadas todas as doações, desde as notas fiscais dos produtos adquiridos até roupas e cobertores.

As doações de roupas e lençóis são usadas para ajudar famílias que não tinham muitas vestimentas e não conseguiram separar roupas de cama. 

O que sobra é vendido em um bazar beneficente, que representa a terceira maior fonte de renda do espaço.

Atualmente, uma boa parte do dinheiro vem das parcerias com outras empresas, mas a principal fonte de renda da Casa Ronald McDonald é o McDia Feliz.

Por isso, é muito importante contribuir comprando um Big Mac em qualquer restaurante da franquia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais