Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Boulos e Lindbergh provocam Bolsonaro e falam contra a anistia em manifestação esvaziada

Oposição está usando as redes sociais para ironizar a falta de apoio aos protestos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/3/2025 12:10
G1

Entidades ligadas ao PT e ao PSOL organizaram um protesto contra o PL da Anistia, mas o evento não atraiu o público esperado

Estimativa do Monitor do Debate Político da USP e da ONG More in Common, afirmam que apenas 6,5 mil pessoas compareceram

A inteligência da Polícia Civil, por outro lado, afirma que estiveram presentes aproximadamente 5 mil manifestantes.

O protesto começou no início da Avenida Paulista, e os manifestantes seguiram até a sede do antigo DOI-Codi, órgão de repressão política do exército durante o regime militar

Também ocorreram manifestações em outras sete capitais: 

  • Belo Horizonte (MG);
  • Recife (PE);
  • Curitiba (PR);
  • Belém (PA);
  • São Luís (MA);
  • Brasília (DF) e 
  • Fortaleza (CE).

O ato contou com a presença de nomes importantes dos dois partidos, como Guilherme Boulos (PSOL) e Lindberg Farias (PT).

 Farias destacou que esta semana será importante para a pauta da anistia e que os aliados do governo estão preparados para barrar sua aprovação:

Esta vai ser a semana em que nós vamos enterrar esse PL da Anistia. Só de votar estão cometendo um crime

Desde que a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou uma denúncia contra Bolsonaro por causa do golpe de Estado, a oposição tem pressionado pela pauta da anistia.

O líder da oposição na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL), anunciou que os aliados de Bolsonaro no Congresso vão obstruir as comissões em resposta ao julgamento:

Essa semana, a oposição está fazendo obstrução nas comissões por conta do julgamento do presidente Bolsonaro, porque nós todos entendemos que é julgamento político e não jurídico que fere totalmente o devido processo legal brasileiro. Ele deveria estar sendo julgado na primeira instância”.

Cavalcante disse que a oposição considera não obstruir os trabalhos no Congresso se a anistia para os presos nos protestos de 8 de janeiro for pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB):

Ele vai chegar na terça-feira, vai reunir os líderes dos partidos que apoiam a anistia, que até agora são nove, e com esse apoiamento desses partidos, eu estou muito confiante que no dia 3, na quinta-feira, a gente coloca na pauta para votar na semana seguinte. E assim a gente não precisa de obstrução”. 

Boulos chegou a provocar Bolsonaro falando sobre a possibilidade do ex-presidente ser preso:

O mundo gira e nós ainda vamos ter oportunidade de pegar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e levar a marmita da Cozinha Solidária para ele lá na Papuda”.

Reação da oposição

Bolsonaro ironizou os números apresentados pela USP, insinuando que teriam menos de 5 mil pessoas no protesto:

O deputado Nikolas Ferreira também ironizou os baixos números dos protestos em uma publicação no X:

O filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), divulgou um vídeo no qual compara a manifestação da esquerda com uma de seu pai:

Boulos chegou a comentar na sexta-feira, 28 de março, sobre a diferença de público entre as manifestações organizadas pelos movimentos de esquerda e pelos aliados de Bolsonaro:

A questão não é o tamanho do público. Nós não podemos deixar as ruas para o bolsonarismo e ficar na defensiva nesta pauta da anistia

Figuras de esquerda haviam comemorado que o último protesto ligado ao ex-presidente, contou com menos pessoas do que o esperado.

Estimativas apontam que cerca de 18.300 pessoas, segundo a USP, haviam se reunido em apoio a Bolsonaro no Rio de Janeiro durante o dia 16 de março.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro afirma que estiveram presentes no ato cerca de 400 mil pessoas.

Apesar disso, durante as manifestações de domingo, Boulos  chegou a afirmar que “a Paulista tinha mais gente que em Copacabana”, em referência ao ato de Bolsonaro.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais