Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Urgência do PL da Anistia será definida na próxima terça-feira, 1º de abril

Hugo Motta reunirá líderes partidários para decidir se o tema avançará. Presidente da Câmara dos Deputados tem defendido que só pautará a proposta se houver apoio dos líderes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/3/2025 9:40
Gazeta do Povo

Após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, os debates em torno do Projeto de Lei da Anistia ganharam novo fôlego na Câmara dos Deputados.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), agendou para a próxima terça-feira, 1º de abril, uma reunião com líderes partidários para deliberar sobre a possibilidade de pautar o requerimento de urgência do projeto. ​

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), propôs duas alternativas a Motta. Uma delas era instaurar a comissão especial, previamente anunciada, mas ainda não estabelecida pelo ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A outra se trata de colocar em votação a urgência do projeto.

A definição sobre a urgência está prevista para terça-feira, durante a reunião do colégio de líderes. Motta tem reforçado que só avançará com a pauta se houver apoio da maioria dos líderes partidários. Se houver acordo, a expectativa é que a votação do requerimento de urgência ocorra na semana seguinte.

Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Oposição luta para que o projeto avance

Parlamentares da oposição têm intensificado a pressão para que o projeto avance. Eles argumentam que a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 é essencial.

Para o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Rodrigo Valdares (União-SE), trata-se de uma pauta “humanitária”.

“A anistia aos envolvidos no 8 de janeiro não é uma questão política, mas humanitária. O apoio à proposta está amadurecendo no Congresso Nacional. Espero termos boas notícias do Colégio de Líderes na próxima terça-feira”.

Defensores da proposta afirmam que há maioria para aprovação. Segundo interlocutores, a maioria dos parlamentares de partidos de centro, como PP, PSD, União Brasil e Republicanos, é favorável ao projeto.

Esquerda afirma que irá lutar contra a questão

Nesse cenário, deputados da esquerda prometem lutar contra o avanço do tema. A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) promete “fazer barulho” para impedir a votação do projeto.

“Há uma trama entre os deputados da extrema-direita e do centrão para articular a aprovação da anistia para Bolsonaro. Isso coloca em risco o julgamento no STF. Vamos pressionar, vamos fazer barulho”.

A reunião da próxima semana será determinante para definir os próximos passos do PL da Anistia na Câmara. Enquanto isso, os debates seguem acalorados, refletindo a polarização em torno do tema.                                                                                                         

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais