A queima de estoque de lojistas americanos depois do dia de Ação de Graças virou um fenômeno mundial. Chamada de Black Friday, em referência à sexta-feira após o feriado, a data foi lançada por comerciantes para limpar os estoques.
O dia de promoções se espalhou pelo mundo e hoje gera filas de consumidores atraídos pela ideia de fazer bons negócios.
Embora a data oficial esteja oficialmente marcada para o dia 29 de novembro de 2024, o comércio já está anunciando ofertas para todo o mês.
De acordo com o Investe São Paulo, o período deve movimentar R$7,93 bilhões apenas no comércio eletrônico. Isso representa um aumento de 10,18% em relação a 2024.
Já uma pesquisa da marca de pagamentos Cielo apurou que a expectativa dos lojistas é faturar alto.
34% dos entrevistados estimam um crescimento entre 5% e 10%.
O momento pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja encontrar as melhores oportunidades ou até mesmo realizar um sonho de consumo.
No entanto, é preciso ter cautela.
Cuidados para não ter problemas
Antes de qualquer aquisição, é importante dedicar um tempo para verificar o custo-benefício dos artigos tanto em lojas físicas quanto online.
Sites de monitoramento podem ser grandes aliados. Um deles é o keepa.com, que oferece gráficos de histórico de preços. Outros exemplos são o Zoom e o Buscapé.
As páginas mostram quanto os itens desejados custaram ao longo do tempo. A melhor forma de acompanhar e inscrever-se em newsletters nas plataformas.
Varejistas, como Amazon e Mercado Livre, estabelecem um padrão em promoções genuínas, muitas vezes oferecendo garantias e políticas de devolução diferenciadas.
Além deles, é aconselhável observar outros e-commerces de confiança ao longo do mês de novembro.
Outras dicas são:
- pagar no crédito: ao usar essa forma de pagamento, há uma maior garantia contra fraudes, especialmente em transações online;
- pesquisar cupons e cashbacks: muitos sites e bancos disponibilizam vantagens especiais para o período, o que pode ajudar a economizar mais;
- ao comprar em loja física, é importante percorrer diferentes estabelecimentos.
O consumo consciente
Um estudo realizado em conjunto pela Universidade da Flórida e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos destaca os riscos que as ofertas online representam para o orçamento das pessoas.
A pesquisa revelou que as compras por impulso na internet desencadeiam emoções tanto positivas, como entusiasmo e alegria, quanto negativas, como culpa e irritação.
Além disso, a dissertação sugere que esse comportamento impulsivo é frequentemente percebido como irracional e imaturo, resultando em pressões sociais e frustração.





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