Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“As greves nas universidades são desculpa para a vadiagem”, declara influenciador

Na edição do Rasta News de sexta-feira, 13 de setembro, João Nogueira contou como foi sua experiência ao estudar em uma instituição federal de ensino superior.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/9/2024 17:07
reprodução redes sociais

“Os alunos nas universidades públicas recebem tudo, menos uma boa educação”. Esta foi a conclusão à qual chegou João Nogueira, “o Rasta”, durante o período que passou em ambiente universitário. Na última edição de seu programa semanal no Youtube da Brasil Paralelo, rememorou situações que vivenciou na universidade pública.  

Ainda criança, um homem pelado correu em sua direção durante uma performance teatral.

  • O ambiente dentro das universidades é tema de Unitopia, novo documentário da Brasil Paralelo. 

O lugar do homem pelado

Tudo aconteceu quando ele foi assistir a um recital de música na Universidade Federal de Pernambuco, estado onde nasceu. Na época, tinha apenas 8 anos de idade. Ao procurar a sala onde seria o evento, deparou-se com uma cena que guardou na memória para sempre. 

“Abri a porta e tinha um artista de cabelo grande. Ele me olhou, apontou e gritou: Você! Você! E veio andando na minha direção. Fiquei ali sem saber o que fazer, paralisado”.

Dez anos depois, voltou ao campus, agora como estudante de física. 

Greve é desculpa para “vadiagem”

Rasta contou que logo no seu segundo semestre de faculdade, os professores entraram em greve. Foram mais de 100 dias de aulas paralisadas, nos quais os alunos não podiam fazer mais nada, além de esperar que tudo voltasse ao normal.

“As pessoas não podiam se comprometer com um emprego, ou algo do tipo. A qualquer momento a greve poderia acabar e elas teriam que voltar a estudar. Para mim, a greve é a mais perfeita desculpa para praticar a vadiagem”. 

Ele também falou sobre partidos políticos de esquerda dentro da instituição. Contou que já em 2005, agremiações partidárias mantinham o discurso sempre dentro de tal espectro de ideias. 

“É dali que saem os futuros ativistas, que vão ocupar os espaços e virar capachos eleitorais da esquerda mainstream. Na minha época, era o PSTU e o SOL, que depois virou PSOL. Esse último é uma linha auxiliar do PT”.

Eram feitas reuniões desses grupos com os alunos. 

“As universidades se tornaram “currais de esquerda”, afirmou ainda. 

As conclusões do influenciador revelam uma situação que seria prejudicial à diversidade de ideais funtamental à formação de pensamento em uma sociedade democrática.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais