Moisés Naím é jornalista, colunista e cientista político, ele é um dos colunistas do idioma espanhol mais lidos do mundo. Recentemente, em entrevista ao jornal O Antagonista, Naím afirmou:
“Lula da Silva, o presidente da segunda maior democracia do mundo, o Brasil, reúne-se com um ditador, tirano que tortura pessoas. Seu governo todos os dias, a todo tempo, tortura pessoas”.
O cientista político comentou o discurso em que Lula atribui a imagem ruim da Venezuela a meras narrativas:
“A tortura é um instrumento de política pública. O presidente do Brasil não tem o que dizer a não ser que ‘há uma narrativa construída’ e ela que é a culpada, a razão pela situação que a Venezuela está.
Tem de ser muito cego para não ver o que está passando na Venezuela. Os milhões de venezuelanos que enfrentam as condições mais horríveis de caminhada para chegar a outros países e escapar do pesadelo que Hugo Chávez e Nicolás Maduro construíram”.
Moisés Naím conclui:
“O presidente do Brasil não tem nada a dizer a respeito sobre o que as Nações Unidas, a Corte Criminal Internacional vem comentando, um caso concreto com nomes, situações, com vestígios de como a tortura é uma política de Estado normal na Venezuela.
O presidente do Brasil não tem o que dizer senão que é uma narrativa construída. Quem sabe o que ele estava pensando, mas é certo que não estava pensando no assassino que recebeu em seu governo. Estão torturando pessoas”.
O que realmente está acontecendo na Venezuela? Toque no link e saiba mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP