A campanha olímpica “Vencer não é para todos” foi lançada no dia 19 de julho e levantou a questão. Segundo a empresa, a intenção da equipe de criação era refletir a coragem, a determinação e o sacrifício que os atletas consideram ser necessários para chegar ao topo em seu esporte. Um publicitário britânico analisou a peça publicitária e a classificou como “conjunto perigoso de valores”.
Confira abaixo a propaganda em inglês, com legendas:
De acordo com a própria marca, as frases ditas no vídeo foram inspiradas em conversas com atletas de alto rendimento. A gerente de marketing da empresa, Nicole Graham, explica que a ideia é celebrar a vida do atleta. A campanha lembra ao mundo que não há nada errado em querer vencer.
“ ‘Vencer não é para todos’ mostra que qualquer um pode ser um vencedor, se estiver disposto a fazer o que for preciso”.
Veja alguns depoimentos que inspiraram o filme:
Militantes atacaram a empresa nas redes sociais, alegando que a mensagem não é inclusiva. O diretor da empresa New Macho, que analisa o mercado de Publicidade e Propaganda, escreveu um artigo criticando o comercial.
Fernando Desouches é um publicitário inglês. No texto, publicado no portal The Drum em 5 de agosto, aponta que o comercial é “uma carta de amor ao instinto assassino”. Ele questiona qual impressão o público teve da campanha e afirma que o comercial alimenta uma “narrativa masculina negativa”.
“As mensagens e valores que a Nike transmite são moeda para muitos. Portanto, quando ela proclama 'Não tenho remorso. Não tenho senso de compaixão. Quero pegar o que é seu e nunca devolver', está validando isso como bom e seguro”.
Desouches avalia que a ideia de pensar em si mesmo em detrimento dos outros é um “discurso de ódio”.
“Queremos dizer à próxima geração que pisar nos sonhos dos outros nos torna vencedores?”.
O publicitário elogia a criatividade de quem concebeu o anúncio, mas o classifica como “um conjunto perigoso de valores”. Ele acredita que a empresa errou ao “sacrificar a empatia em detrimento da criatividade”.
“O vídeo chamou a atenção das pessoas e foi recebido como excepcional e exclusivo. É justamente o que o torna perigoso”.
Para o diretor da New Macho, os problemas financeiros da Nike tornariam a escolha compreensível, mas não justificável. Apesar de a missão da fabricante de produtos esportivos ser “trazer inspiração para todos os atletas do mundo”, acredita que a abordagem vai na “contramão” do que as pessoas querem.
Por outro lado, a volta às origens pode ter um significado mais profundo. A G4 Educação promoveu um estudo no qual explica as bases do sucesso de qualquer empresa. Uma delas é o foco na visão e missão. Para a Nike, esses valores são:
Conforme apontado no início desta reportagem, ao escutar aqueles a quem acompanhia se dispõe a servir, a empresa sinaliza que está buscando o posicionamento que a colocou como líder de mercado em seu setor.
O que interessa a ela, aparentemente, é o que o público dela quer, não o que os analistas apontam.
Dentre o público que assistiu o vídeo no YouTube, grande parte demonstrou repulsa à campanha. Veja alguns comentários.
Quem desaprovou:
Quem aprovou:
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