A campanha olímpica “Vencer não é para todos” foi lançada no dia 19 de julho e levantou a questão. Segundo a empresa, a intenção da equipe de criação era refletir a coragem, a determinação e o sacrifício que os atletas consideram ser necessários para chegar ao topo em seu esporte. Um publicitário britânico analisou a peça publicitária e a classificou como “conjunto perigoso de valores”.
Como é o vídeo?
- O filme mostra imagens de atletas de alta performance durante a competição;
- Ao fundo, uma voz masculina ecoa frases como “não tenho empatia”, “quero te derrubar” e “o que é meu é meu, o que é seu, também é meu”;
- O narrador do vídeo é o ator que fez o “Duende Verde” nos filmes do Homem-Aranha dos anos 2000. A personagem se caracteriza pela “maldade pela maldade”, o que vai na contramão das atuais produções;
Confira abaixo a propaganda em inglês, com legendas:
Inspiração para a campanha
De acordo com a própria marca, as frases ditas no vídeo foram inspiradas em conversas com atletas de alto rendimento. A gerente de marketing da empresa, Nicole Graham, explica que a ideia é celebrar a vida do atleta. A campanha lembra ao mundo que não há nada errado em querer vencer.
“ ‘Vencer não é para todos’ mostra que qualquer um pode ser um vencedor, se estiver disposto a fazer o que for preciso”.
Veja alguns depoimentos que inspiraram o filme:
- “Sou viciado em vencer” - Victor Wembanyama, jogador de basquete da NBA;
- “Cada parte de mim é sobre vencer. É a coisa mais importante, e é o que vou perseguir” - Jakob Ingebrigtsen, corredor recordista mundial;
- “Enquanto eu estiver em quadra, tentarei ser o melhor de todos os tempos” - LeBron James, jogador de basquete.
Militantes atacaram a empresa nas redes sociais, alegando que a mensagem não é inclusiva. O diretor da empresa New Macho, que analisa o mercado de Publicidade e Propaganda, escreveu um artigo criticando o comercial.



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