Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

A crise da família é uma crise do amor? Relembre mensagens do 1º Especial de Natal

Em 2020, ocorreu o primeiro Especial de Natal com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado da data. Veja sua mensagem de esperança num ano tão difícil.

Por
Publicado em
22/12/2022 13:52

O Especial de Natal surgiu em 2020, ano da pandemia, um período muito difícil. O evento foi pensado para cumprir dois papéis: resgatar o real sentido do Natal e trazer uma mensagem de esperança em meio a tantas notícias ruins.

Grandes nomes como Alvaro Siviero, Ana Paula Henkel, Thomas Giulliano, Clístenes Hafner foram reunidos para resgatar a verdadeira essência do Natal. Um momento de reflexões: família, sucesso e espiritualidade.

Afinal, qual é o Natal que vale a pena ser vivido? Esta pergunta foi respondida no terceiro dia do evento.

Foram três dias de evento, com 15 convidados, comoventes relatos, reflexões e conhecimentos pessoais compartilhados, além de belas músicas e poesias.

Com apresentação de Luís Ernesto Lacombe e Alvaro Siviero, o evento encantou milhões de brasileiros que há tempos não recebiam uma mensagem de Natal verdadeira.

Primeiro episódio

O primeiro dia do Especial de Natal de 2020 abordou a temática dos relacionamentos. Seja com amigos, parentes ou colegas de trabalho, todas estas conexões fazem parte da vida.

Os convidados Italo Marsili, João Malheiro, Sílvio Medeiros e Luiz Philippe de Orléans e Bragança compartilharam suas reflexões.

O pianista Alvaro Siviero compartilhou a história de Beethoven e todos os desafios pessoais, familiares e até físicos que o grande músico enfrentou. Todos estes percalços lhe ajudaram a encontrar um novo significado para a vida.

Italo complementou que é justamente esta escolha diária que pauta como as pessoas devem escolher seus relacionamentos. Luiz Philippe destaca como os relacionamentos formam famílias que são a célula básica da sociedade.

O diretor do Colégio Porto Real, João Malheiro dividiu alguns estudos pessoais que apontam como os pais se sentem inseguros de educar seus filhos hoje.

“A crise da família é uma crise de amor, os pais não sabem amar e não sabem ensinar seus filhos a amar porque não se sentem pessoas vivas. Isto faz as pessoas sofrerem muito.”

Sílvio destacou que a virtude da paciência é um dos laços mais importantes para uma família. Só quem ama espera, tem paciência e respeita o tempo do outro. Por fim, Sílvio Medeiros, pai de uma família numerosa, dividiu como apenas na família cada pessoa é um ser singular.

Enquanto no trabalho e no dia a dia muitos são vistos como um mero CPF, é na família que cada pessoa tem seu nome, sua individualidade o que a torna insubstituível.

Durante o primeiro episódio, Clístenes Hafner declamou: Cartas de Meu Avô, de Manuel Bandeira e as seguintes músicas foram interpretadas:

  • Adeste Fideles;
  • Serenata (Schubert);
  • Sinfonia N.9 em Ré Menor, OP.125 “Coral” (MOV.IV - Excerto).

Segundo Episódio

No segundo dia do Especial de Natal 2020, o sucesso, a vida bem sucedida e as frustrações foram o tema do episódio. Uma das histórias mais marcantes foi compartilhada por Ana Paula Henkel.

Além da medalhista olímpica e comentarista política, participaram Italo Marsili, Ícaro de Carvalho, Caio Coppola e Fernando Conrado.

Para o psiquiatra Italo Marsili, o sucesso é algo que transcende o material, envolve um autoconhecimento que tem a ver com o propósito da vida de cada um. Ícaro complementou esta percepção e evocou o exercício do professor Olavo de Carvalho, o Necrológio.

Para Coppola, a percepção de felicidade e sucesso é algo subjetivo. Envolve entender qual a verdadeira vocação de cada um, dentro de sua realidade e seus talentos. Conrado comentou o vício da ideia de progresso que acomete a sociedade hoje, a crença de que o futuro será melhor que impede as pessoas de se desenvolverem.

Ana Paula Henkel dividiu a emocionante história de sua gravidez inesperada. O filho que carregava no ventre a impediria de viver seu sonho, ser atleta profissional, justamente no auge de sua carreira.

  • Conheça a história completa aqui, ela foi responsável por salvar 17 vidas!

Ao dividir as angústias com a família, seu pai apenas lhe deu um conselho:

“Você sabe quantas pessoas no mundo hoje estão chorando como você está chorando porque alguém está morrendo, porque alguém que eles amam está os deixando? E você vai chorar desse jeito porque a vida está batendo na porta da minha casa? Não interessa a condição, a vida está batendo na porta da minha casa, eu vou abrir e vou celebrar.”

A fala do seu pai lhe fez entender o valor de sua família e o valor da vida que estava em seu ventre.

“Hoje minha maior medalha, minha melhor conquista é meu filho, meu melhor amigo.”

Para fechar o evento, Clístenes Hafner declamou “A Canção do Tamoio'', de Gonçalves Dias. As músicas interpretadas foram: Deck the Hall (Thomas-Oliphant), Rapsódia sobre um tema de Paganini (Variação XVIII) e Clair de Lune (Suite Bergamasque) (Debussy).

Terceiro episódio

O episódio foi aberto com um relato histórico ilustrado narrando um grande acontecimento da história da humanidade. O ano era 1914, a 1ª Guerra Mundial estava em seu auge. O Natal se aproximava, mas o conflito não dava sinais de que iria cessar.

O Papa da época clamou que os povos baixassem as armas e celebrassem o nascimento de Cristo. Os líderes do países ignoraram os pedidos.

Os soldados alemães e ingleses na trincheira não. Na noite do dia 24 de dezembro de 1914, as armas e a rivalidade cessaram para que o Natal fosse celebrado.

  • Saiba mais: conheça toda a história da Trégua de Natal. Até partida de futebol foi disputada neste belo evento.

O terceiro episódio fechou o primeiro Especial de Natal da Brasil Paralelo e consagrou a tradição de fim de ano.

O episódio começou com a mensagem de esperança da Trégua de Natal porque neste episódio os convidados se dedicaram a responder a pergunta: qual o Natal que vale a pena ser vivido?

Ítalo Marsili, Rafael Nogueira, Marcus Boeira, Clístenes Hafner, Thomas Giulliano e Paulo Kogos apresentaram o Natal que vale a pena ser vivido.

Para o psiquiatra Italo Marsili, os presentes e as compras no Natal estão substituindo os verdadeiros símbolos da data, os elementos do presépio. Deus que se fez menino, encarnou-se em um humilde bebê.

O historiador Thomas Giulliano completou: o Natal evoca o sacrário, que foi Nossa Senhora. Ele dividiu como este Natal era especial, pois seria o primeiro com sua filha em seus braços.

Rafael Nogueira complementou a fala de Italo. Para o historiador, o presépio sumiu de muitas casas e restou apenas a árvore de Natal. Clístenes Hafner mostrou como a poesia pode ser um caminho para resgatar a beleza do sentido do Natal.

O pianista Alvaro Siviero questionou os convidados sobre o “cancelamento” que o aniversariante da data vinha sofrendo. Para Paulo Kogos, este esquecimento é algo histórico, vem desde o período da heresia ariana.

Marcus Boeira concluiu o Especial propondo que o Natal que vale a pena ser vivido é aquele em que a pessoa se encontra com o Verbo de Deus. Como todos os dias, a música embelezou o evento, foram interpretadas:Ave Maria (Gounod), Noturno Nº 20 em Dó Sustenido Menor Op. Póstumo (Chopin) e Ave Maria (Schubert-Liszt).

Saiba mais: qual o verdadeiro sentido do Natal?

Belas histórias, boa música e muita emoção também te aguardam no Especial de Natal 2022, assista agora.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais