Foto: presépio de Natal, a representação do nascimento de Jesus.
E se o verdadeiro sentido do Natal estivesse escondido entre tantos enfeites, luzes e compras? Em dezembro, as árvores de Natal decoram shoppings e as bolinhas brilhantes enfeitam os pinheiros de plástico. Tudo é enlaçado pelas tranças de pisca-pisca. As lojas colocam guirlandas e o velho Noel ressurge após um ano.
A beleza das decorações causa distração e tende a nos afastar do real significado.
Para um comerciante, o sentido do Natal pode ser um lucro maior; para uma criança, ocasião de presentes; para uma avó, a data da receita anual que todos amam.
Até mesmo o tio, que espera a sobremesa para fazer a piada do pavê, pode enxergar o Natal de uma maneira diferente.
Outros celebram com tristeza. Há aqueles que trabalham, aqueles que perderam um ente querido e aqueles que não têm condições de celebrar por falta de dinheiro ou de saúde.
Para todos é possível encontrar o verdadeiro sentido do Natal, pois ele não depende de nada material.
Para resgatar o verdadeiro sentido do Natal, a Brasil Paralelo está lançando o Especial de Natal 2023! Clique aqui e resgate seu ingresso virtual para o Especial de Natal 2023.
Em dezembro, a saudação “Feliz Natal!” é muito comum. Mas ela precisa ser melhor explorada para revelar a riqueza que oculta e pretende transmitir. Muitos contemporâneos perderam a dimensão espiritual dos votos natalinos.
Ao compreender a história sobre o verdadeiro sentido do Natal, as pessoas podem viver uma alegria mais profunda e não apenas uma festividade superficial.
O primeiro passo é entender o significado da palavra. “Natal” deriva do latim natalis, que significa nascimento. Em inglês, a variação é outra. A palavra Christmas é uma evolução de Christes mæsse (Christ’s mass) que quer dizer missa de Cristo.
O Natal é uma festa religiosa cristã. Todos os anos comemora-se o aniversário de nascimento do menino Jesus, mas não apenas isso. A tradição recorda um mistério nesta festividade: a Encarnação do próprio Deus.
Não é possível separar o sentido do Natal de sua religiosidade. Se isto fosse feito, haveria uma descaracterização e a festa seria apenas o fruto de um feriado comercial que se repete a cada ano. Sem entender o cristianismo, não se entende o Natal e fica-se apenas no nível da troca de presentes.
Os três pilares da cultura ocidental são a filosofia grega, o direito romano e a tradição cristã. Mesmo os não-crentes vivem em uma sociedade sustentada por este tripé. Portanto, alguns conceitos-chave são imprescindíveis para a explicação do verdadeiro sentido do Natal.
O que a compreensão da natureza humana tem a ver com o Natal?
Expulsão de Adão e Eva do Paraíso, obra de Masaccio, 1424.
A alegria celebrada no Natal tem sua razão de ser por causa de uma tristeza.
A teologia cristã ensina que o homem traiu a Deus. Para a cultura cristã ocidental a natureza humana está decaída, inclinada ao mal e incapaz de reerguer-se por si mesma.
Gerações passaram milênios esperando por um Salvador. O Antigo Testamento narra a vida daqueles que esperavam pelo Messias, o Redentor. Por isso, é preciso conhecer a história bíblica para compreender fielmente o que significa o Natal.
O núcleo da celebração natalina
Os cristãos celebram a visita de Deus que se faz homem.
Eles creem que estão decaídos, que não podem entrar no paraíso com suas próprias forças ou méritos. Acreditam na necessidade de serem resgatados por Deus. Finalmente, no Nascimento de Jesus em Belém, creem que o Senhor veio ao encontro da ovelha perdida.
Neste cenário, a razão dos cânticos de glória, da alegria, da festa e da felicidade é compreendida. Não haveria motivo para a alegria se não houvesse necessidade de socorro. A partir disto, pode-se explorar melhor o significado do Natal.
Por que um acontecimento tão distante possui sentido nos dias de hoje?
O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador.
O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal. Esta tradição se espalhou pelas sociedades, gerando muitos frutos.
A caridade é o principal deles.
O significado do Natal continua a ter sentido nos dias de hoje por causa desta tradição religiosa. Os homens começaram a tratar-se uns aos outros como irmãos, porque receberam a mensagem de que Deus é Pai de todos.
Com o ensinamento de viver na fraternidade, a cultura foi transformada. Esta é uma forte base para justificar que todos são iguais em dignidade. Afinal de contas, a tradição cristã sempre ensinou a salvação universal.
Seguindo a virtude da caridade, o bem é feito aos mais necessitados, àqueles que padecem com a pobreza, a enfermidade e o abandono.
Mesmo que a fé em Jesus não seja professada, o Natal continua a ser um sinal de união, de esperança e de pedido de paz. Com esta grande preparação, o verdadeiro sentido do Natal pode ser compreendido por todos.
Resgatando o sentido do Natal
Em dezembro, a saudação “Feliz Natal!” é muito comum. Mas ela precisa ser melhor explorada para revelar a riqueza que oculta e pretende transmitir. Muitos contemporâneos perderam a dimensão espiritual dos votos natalinos.
Ao compreender a história sobre o verdadeiro sentido do Natal, as pessoas podem viver uma alegria mais profunda e não apenas uma festividade superficial.
Para solucionar esse problema, a Brasil Paralelo está lançando o Especial de Natal 2023.
Especial de Natal, uma tradição da BP
Apresentado por Luís Ernesto Lacombe e Lara Brenner, o Especial de Natal de 2023 apresentará histórias de encher o coração e apresentações musicais conduzidas pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e Coral Del Chiaro, tudo isso para que esse seja um dos principais natais de sua vida.
Clique aqui e resgate seu ingresso virtual para o Especial de Natal 2023.
O Episódio I foi nomeado A Vida como Milagre. Enrico e Maria Clara Misasi, Eder Puchalski e o professor Felipe Aquino partilham histórias inspiradoras sobre o dom da vida.
Um dos assuntos levantados é: as probabilidades da existência de uma pessoa é de um em 400 trilhões. Uma sequência de sincronicidades perfeitas precisou ocorrer para que todas as peças se encaixassem e uma pessoa chegasse a este mundo. A vida é um milagre.
O Natal e a importância da família
Às 20 horas do dia 20 de dezembro, no episódio II, os participantes falarão do tema A Vida como Santuário.
A família é o ambiente de segurança e cuidado que fortalece todos até o momento em que deixam o ninho e testam suas asas no mundo afora.
Adriana e Cleyton Dias, Fernanda Fabris e Eric e Bruna Gutstein são os convidados.
Sempre é bom recordar que A Vida é um Dom. Este é o tema do terceiro episódio: dia 21 de dezembro, às 20 horas, assista a A Vida como Dom.
O Especial de Natal já marcou muitos brasileiros, chegando agora a um outro patamar. Toque aqui para saber mais sobre o Original BP.
Clique aqui e resgate seu ingresso virtual para o Especial de Natal 2023.
A origem da festa de Natal e a controvérsia pagã
Escultura em mármore do deus grego antigo Hélios.
Algumas fontes ensinam que o dia 25 de dezembro foi escolhido para cristianizar uma festa pagã. Antes do advento cristão, a festa do sol vencedor era celebrada no solstício de inverno do hemisfério norte.
Era o Dies Natalis Solis Invicti, e alguns povos celebravam a vitória do sol sobre o gelo e as trevas.
Tardiamente, autores medievais ensinaram que a Igreja escolheu a mesma data para celebrar o Nascimento de Cristo, que seria o verdadeiro sol.
Mas nenhum documento sustenta que os primeiros cristãos escolheram a data para cristianizar a festa pagã do sol vencedor.