Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

1 a cada 5 jovens no Brasil nem estuda nem trabalha, aponta IBGE

Conheça o fenômeno que ficou conhecido como “geração nem-nem”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/12/2023 17:25
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um a cada cinco jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudava nem trabalhava em 2022. 10,9 milhões de indivíduos, ou 22,3% do grupo etário compunham a chamada “geração nem-nem”.

Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2023, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (6).

Muitos não querem procurar emprego nem gostariam de trabalhar

No ano passado, 4,7 milhões de jovens não procuraram emprego nem gostariam de trabalhar. É o que apontam os dados da pesquisa do IBGE. A pesquisa não diferencia as 2 milhões de mulheres responsáveis por cuidar de parentes ou de trabalhos domésticos, dos jovens que de fato não buscam ocupação ou estudo.

Com a pandemia, a proporção de jovens “nem-nem” saltou de 24,1% em 2019 para 28% em 2020. Desde então, o número registrou duas quedas seguidas até chegar ao patamar de 2022.

O analista socioeconômico do IBGE, Jefferson Mariano, aponta que a queda foi puxada pelo aumento dos jovens que buscam dar enfoque ao trabalho.

“[São pessoas que] deixaram o estudo para segundo plano”, explica Mariano. “Lembrando que no Brasil ainda é bastante baixa a presença desses jovens no ensino superior”.

De acordo com o IBGE, dos quase 11 milhões de jovens que não estudam e seguem desempregados, 61,2% se encontram abaixo da linha da pobreza.

Para Mariano, os dados denunciam desigualdades sociais que são frutos de um quadro estrutural de disparidades.

Nem todos os jovens querem ficar parados!

O podcast Conversa Paralela recebeu Felipe Molero, que aos 14 anos é empreendedor, investidor e fundador de quatro empresas, e João Patrocínio, empreendedor, sócio-fundador de três empresas, especialista em investimentos internacionais e mentor de jovens, aos 19 anos.

Os convidados comentaram os desafios de estudar, empreender e trabalhar sendo jovens no Brasil. Além de dividir suas histórias de sucesso no empreendedorismo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais