O que é um País Capitalista?
Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares:
Economia de mercado
Defender a economia de mercado é dar liberdade para que a relação entre empresas e clientes possa determinar o preço das coisas. As interferências existem, mas em menor grau do que em uma sociedade socialista. Quanto mais livre um mercado, mais capitalista é aquela sociedade.
O mercado precifica um produto levando vários elementos em consideração, sendo um dos mais importantes a lei da oferta e demanda. Quanto maior a disponibilidade de um produto e menos gente o quer, ele tende a ficar mais barato. Quanto menor a disponibilidade de um produto e mais gente o quer, ele tende a ficar mais caro.
Para exemplificar: um coco vendido no inverno nas praias de Copacabana tende a ser mais barato que o mesmo coco vendido no verão. Isso se dá porque no verão existirá uma grande demanda por coco, muita gente vai querer comprar o produto, daí o preço sobe.
Já no inverno quase ninguém vai querer, por isso o comerciante precisa baixar o preço para conseguir vender.
Agora, a quantidade de cocos disponíveis também altera o preço. Em temporadas onde muitos cocos estão sendo colhidos, o preço do coco diminui. Já em temporadas onde poucos cocos são colhidos, o valor do produto sobe. A lei da oferta e demanda funciona como se fosse uma balança que vai definindo e ajustando o preço do mercado.
Propriedade Privada
As Constituições de países capitalistas defendem o direito à propriedade como algo inviolável a não ser em virtude da lei para casos específicos. Assim, as pessoas podem ser donas de objetos, terrenos e do próprio dinheiro.
Acúmulo de Capital
Sendo donas do próprio dinheiro, isso permite com que os cidadãos acumulem riquezas livremente, exceto pelo pagamento de impostos. Algumas pessoas ou grupos de pessoas acumulam quantidades altíssimas montando grandes grupos empresariais e até bancos para financiar outros projetos com empréstimos.
Esse sistema de empréstimo e apostas futuras faz com que um mercado financeiro surja. Onde pessoas lucram com taxas de juros e valorização de empresas. Isso se consolidou no chamado capitalismo financeiro, que é uma das fases do capitalismo.