Após a Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido em dois grandes blocos: o bloco comunista e o bloco capitalista. Muitos países foram para cada lado, assim o mundo ficou ainda mais dividido entre países capitalistas e socialistas. Mas, afinal, o que faz com que um país seja considerado capitalista? Veja a resposta completa para essa pergunta.
Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares:
Defender a economia de mercado é dar liberdade para que a relação entre empresas e clientes possa determinar o preço das coisas. As interferências existem, mas em menor grau do que em uma sociedade socialista. Quanto mais livre um mercado, mais capitalista é aquela sociedade.
O mercado precifica um produto levando vários elementos em consideração, sendo um dos mais importantes a lei da oferta e demanda. Quanto maior a disponibilidade de um produto e menos gente o quer, ele tende a ficar mais barato. Quanto menor a disponibilidade de um produto e mais gente o quer, ele tende a ficar mais caro.
Para exemplificar: um coco vendido no inverno nas praias de Copacabana tende a ser mais barato que o mesmo coco vendido no verão. Isso se dá porque no verão existirá uma grande demanda por coco, muita gente vai querer comprar o produto, daí o preço sobe.
Já no inverno quase ninguém vai querer, por isso o comerciante precisa baixar o preço para conseguir vender.
Agora, a quantidade de cocos disponíveis também altera o preço. Em temporadas onde muitos cocos estão sendo colhidos, o preço do coco diminui. Já em temporadas onde poucos cocos são colhidos, o valor do produto sobe. A lei da oferta e demanda funciona como se fosse uma balança que vai definindo e ajustando o preço do mercado.
As Constituições de países capitalistas defendem o direito à propriedade como algo inviolável a não ser em virtude da lei para casos específicos. Assim, as pessoas podem ser donas de objetos, terrenos e do próprio dinheiro.
Sendo donas do próprio dinheiro, isso permite com que os cidadãos acumulem riquezas livremente, exceto pelo pagamento de impostos. Algumas pessoas ou grupos de pessoas acumulam quantidades altíssimas montando grandes grupos empresariais e até bancos para financiar outros projetos com empréstimos.
Esse sistema de empréstimo e apostas futuras faz com que um mercado financeiro surja. Onde pessoas lucram com taxas de juros e valorização de empresas. Isso se consolidou no chamado capitalismo financeiro, que é uma das fases do capitalismo.
Para determinar os principais países capitalistas do mundo será usado a lista 2022 Index of Economic Freedom, levando em consideração que o liberalismo é a expressão política mais marcante do sistema econômico capitalista. Esse index mede o quanto de liberdade econômica cada país possui.
São os 34 principais países capitalistas:
O Brasil ocupa a posição 133 do índice de liberdade econômica citado acima. Isso o coloca na categoria de um país “majoritariamente não livre”. Por mais que o Brasil seja um país de regime econômico capitalista, onde as pessoas têm direito à propriedade, podem acumular capital e a economia possui um mercado com uma certa liberdade, ele ainda tem muita intervenção estatal.
O Estado ocupa um papel muito importante na política brasileira. A relação entre políticos e empresários muitas vezes não é transparente e o sistema tributário é complexo.
O sistema de tributação determina as regras para o empreendedor pagar seus impostos e trabalhar na legalidade.
Com as dificuldades impostas pela legislação, grande parte dos pequenos empreendedores brasileiros são jogados para a informalidade e enfrentam todo tipo de dificuldade, enquanto alguns grandes negócios fazem alianças com a política para a obtenção de vantagens.
Um caso que chamou muita atenção, e mostrou o quanto o Estado e a corrupção podem ser um entrave para o mercado no Brasil, foi o que aconteceu com uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Varig.
A Varig foi a primeira empresa aérea do país e, durante muito tempo, uma das maiores do planeta. Fundada em 1927, em 2006 algo aconteceu que fez a empresa acabar.
Foram mais de 30 mil famílias que perderam a sua fonte de renda e todo um mercado abalado.
A Brasil Paralelo lançou uma investigação sobre o caso Varig para dar luz aos motivos de sua extinção. Clique no link e saiba como assistir.
A maior diferença entre países socialistas e capitalistas está nos valores que cada sistema adota como mais importantes. Enquanto sociedades capitalistas defendem com mais força o direito à propriedade, à liberdade e à busca pela felicidade, as sociedades socialistas prezam mais pela igualdade, segurança e bem comum.
Uma grande diferença entre esses países reside também em seus processos históricos. Durante o século XX, países inteiros foram divididos em duas sociedades diferentes: uma capitalista e outra socialista.
É possível usar esses casos para comparar países capitalistas e socialista:
Uma outra comparação possível é analisar as duas grandes potências do século XX, os Estados Unidos da América (capitalista) e a União Soviética (socialista). Esses países são a representação máxima da disputa entre socialismo e capitalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP