Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A sueca Spotify atingiu seu recorde de público em 2024. No último ano, a empresa conquistou 35 milhões de novos usuários, alcançando 675 milhões de ouvintes em todo o mundo. Isto é, considerando a população mundial de cerca de 8 bilhões de pessoas, 1 a cada 12 indivíduos usam a plataforma.
Desses 675 milhões de usuários, 263 milhões são assinantes premium e 425 milhões utilizam a versão gratuita. Em comparação ao ano anterior, apresentou um crescimento de 11% no número de assinantes premium.
Quer ter acesso a informações confiáveis e imparciais? Conheça o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo. Clique e receba as melhores notícias diariamente no seu e-mail.
Imagem: Site Sherwood.
O primeiro lucro anual do Spotify
O Spotify registrou seu primeiro lucro anual desde sua criação, o que impulsionou suas ações, que tiveram um aumento de 10% e um crescimento acumulado de 150% nos últimos 12 meses.
A empresa obteve um lucro operacional de 477 milhões de euros, diferente da perda de 42 milhões de euros registrada no mesmo período de 2023. O lucro anual alcançou 1,14 bilhão de euros.
A empresa sueca vinha priorizando o reinvestimento de recursos no desenvolvimento de sua marca, uma prática comum entre startups.
O CEO Daniel Ek afirma que a estratégia de eficiência e o foco na experiência do usuário têm gerado resultados positivos. As margens de lucro bruto aumentaram 32,2%, alcançando o maior índice desde a fundação da empresa.
Além disso, o app gerou um fluxo de caixa livre de 877 milhões de euros, enquanto as despesas operacionais diminuíram 16% ao ano.
Estimativas para o futuro
Ao falar sobre o futuro da empresa, o CEO Daniel EK diz o seguinte:
“Continuaremos fazendo apostas que gerarão impacto no longo prazo”.
Ek afirma que o Spotify continuará mantendo sua estratégia de eficiência, ao mesmo tempo em que se concentrará em diversificar seus conteúdos.
Recentemente, a empresa firmou uma parceria com a Universal Music. De acordo com Sir Lucian Grainge, Chairman e CEO da Universal Music Group:
“Este acordo promove e amplia a colaboração com o Spotify para nossos selos e editora musical, avançando princípios centrados no artista para impulsionar maior monetização para artistas e compositores, bem como aprimorar as ofertas de produtos para os consumidores”.
Além da parceria, Daniel aponta que a plataforma irá trabalhar para aprimorar suas ofertas comerciais para criadores de conteúdo e autores de podcasts e que a plataforma trouxe cerca de 10 Bilhões de dólares para a indústria musical em 2024.
“Por quase duas décadas, o Spotify cumpriu seu compromisso de retornar a indústria musical ao crescimento, garantindo que entregamos pagamentos recordes para o benefício de artistas e compositores a cada ano novo”.
Streamings cresceram 20% no último ano no Brasil
No Brasil, as plataformas de streamings atingiram o recorde de usuários em dezembro de 2024. De acordo com uma pesquisa do jornal Folha de São Paulo, elas registraram 20,1% da audiência total do país. Segundo os dados do Kantar Ibope:
o YouTube lidera o setor com 12,6% de participação;
Netflix tem 4,6%;
O Globo Play ocupa a terceira posição, possuindo 1,1% da audiência.
A reportagem utilizou dados do Kantar IBope e foi divulgada no dia 27 de janeiro de 2025. O levantamento também revelou que o aumento expressivo do número de usuários está associado aos investimentos em publicidade.
Está cansado de perder tempo procurando os melhores filmes? Deixe nossos especialistas fazerem o trabalho por você. Na BP Select, a Brasil Paralelo oferece uma curadoria rigorosa de obras que vão desde clássicos a lançamentos aclamados. Aproveite o melhor do cinema sem perder tempo. Conheça a BP Select e aperte o play sem medo.