Horas depois de ordenar ataques a três instalações nucleares do Irã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento oficial na Casa Branca neste sábado (21) e deu um ultimato a Teerã: ou retoma negociações de paz com Washington ou enfrentará novos bombardeios ainda mais devastadores.
O presidente declarou que o objetivo da operação foi "destruir completamente a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã" — país que, segundo ele, representa o maior patrocinador estatal do terrorismo no mundo. "As principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completamente e totalmente obliteradas", afirmou.isse o republicano.
O presidente também elogiou os militares americanos e agradeceu ao apoio de Israel, destacando que nenhum outro país teria capacidade de realizar um ataque com tamanha precisão e poder de destruição.
Trump não poupou palavras ao descrever o histórico de hostilidade do regime iraniano: “Durante 40 anos, o Irã tem gritado: 'Morte à América, morte a Israel'. Eles mataram nossos cidadãos, arrancaram braços e pernas com bombas nas estradas — essa era sua especialidade.” E completou: “Decidi há muito tempo que não permitiria que isso continuasse. E não vai continuar.”
O pronunciamento teve o tom de ultimato direto ao regime iraniano: ou retomam as negociações de paz ou enfrentarão ataques ainda mais devastadores. “Haverá paz ou uma tragédia ainda maior para o Irã”, advertiu.
Também ressaltou que muitos outros alvos permanecem disponíveis e que a operação deste sábado foi apenas o começo. “Se a paz não vier rapidamente, atacaremos os outros alvos com precisão, rapidez e habilidade. A maioria deles pode ser neutralizada em questão de minutos.”
Em tom de agradecimento, exaltou os militares americanos envolvidos na operação e elogiou a cooperação com o governo de Israel. “Trabalhamos juntos como talvez nenhuma outra equipe já tenha trabalhado”, disse, dirigindo-se diretamente ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a quem parabenizou publicamente. Também homenageou o general Dan 'Razin' Caine e os militares que conduziram o ataque: “Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. Nem de perto.”
Ao final de seu discurso, Trump fez uma invocação religiosa, pedindo proteção divina para os soldados envolvidos e bênçãos para a região e seus aliados. “Queremos dizer: nós te amamos, Deus, e amamos nossas grandiosas Forças Armadas. Proteja-os. Deus abençoe o Oriente Médio. Deus abençoe Israel. E Deus abençoe os Estados Unidos da América.”
Em publicação nas redes sociais, o presidente havia antecipado o sucesso da missão: “Concluímos nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares. Todos os aviões estão fora do espaço aéreo iraniano e em segurança. Uma carga completa de bombas foi lançada em Fordow.”
O bombardeio marca a entrada oficial dos EUA na guerra entre Israel e Irã. O estopim foram as alegações do governo israelense de que o Irã estaria prestes a construir uma bomba atômica — e que a destruição da instalação subterrânea de Fordow só seria possível com o apoio militar americano.






.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)












