Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Trump diz que caneta automática fraudou decretos de Biden e engana nação

Acusações sobre assinaturas automáticas geram debate em Washington.

Por
Publicado em
17/3/2025 16:06
TruthSocial Trump

O presidente Donald Trump acusou Joe Biden de usar uma autopen, máquina que replica assinaturas automaticamente, para validar atos como ordens executivas e perdões. 

Também sugeriu que isso anula sua gestão e engana os americanos, baseado em vídeos divulgados por agências que alegaram suspeitas de assinaturas idênticas, e acordo com o Oversight Project "seria impossível”.

"Os 'perdões' de Biden são nulos porque foram feitos por autopen. Ele não os assinou e, mais importante, não sabia de nada sobre eles!"
  • Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. 

Entenda a denúncia

Uma autopen é um dispositivo mecânico que imita assinaturas à mão, usado para agilizar processos administrativos. 

O Oversight Project alega que quase todos os documentos de Biden, como decretos de 2022 e 2024, trazem a mesma assinatura automática, exceto a carta de saída da eleição de 2024.

"Quem controlava o autopen controlava a presidência".
Além disso, o grupo sugeriu que Biden, por suposto declínio cognitivo, não assinava pessoalmente.

Trump reforçou a narrativa na Truth Social em 16 de março, chamando os perdões do ex-presidente de fraude. Ele insinua que funcionários não eleitos governaram no lugar de Biden.

"Quem controlava o autopen controlava a presidência"

O uso de autopen é comum entre presidentes. Obama introduziu sua utilização para assinatura de atos legislativos.  e Trump também o usou em 25 decretos, conforme o Daily Mail

A Newsweek relata que o Departamento de Justiça valida assinaturas automáticas desde 2005, e a gestão Biden enviava documentos físicos para assinatura em viagens, como em 2022 na Coreia do Sul.

Críticos rebatem e chamam as alegações de Trump de "teatro político", mas o procurador-geral de Missouri, Andrew Bailey, pediu investigação ao Departamento de Justiça, alegando abuso por "fantoches" do governo, conforme o India Today.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais