Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump concorre ao Nobel da Paz e relembra: “Obama não sabia por que recebeu”

Menos de um ano após assumir, Obama levou o Nobel e surpreendeu o mundo; agora, é Trump quem pode entrar na lista.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/8/2025 15:49
The Wall Street Jornal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recentemente indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Se for escolhido, será o quinto presidente americano a receber a honraria. Antes dele, Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e Barack Obama já ganharam o prêmio.

O prêmio de Barack Obama

Entre os presidentes dos EUA, a premiação mais controversa foi a de Barack Obama. Em 2009, menos de um ano após assumir o governo, ele foi anunciado como vencedor.

O comitê justificou a escolha destacando seus “esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia, o multilateralismo e a cooperação entre os povos”.

O então presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, afirmou que a decisão tinha como objetivo apoiar “o que Obama estava tentando atingir”.

Na época, a escolha causou surpresa porque Obama ainda não havia acumulado conquistas concretas em política internacional.

Em comunicado, o comitê ainda afirmou:

“Apenas muito raramente uma pessoa capturou na mesma medida que Obama a atenção do mundo e deu a seu povo esperança de um futuro melhor”.

Donald Trump, em entrevistas posteriores, ironizou o episódio ao dizer que Obama “nem sabia por que tinha recebido” o prêmio.

“Eles deram um a Obama imediatamente quando ele assumiu a presidência e ele mesmo não sabia por que tinha recebido. E sabe de uma coisa? Essa foi a única coisa em que eu concordei com ele”.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O Prêmio Nobel da Paz é concedido anualmente pelo Comitê Norueguês a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma significativa para a paz mundial.

A honraria, criada a partir do testamento do químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, é considerada uma das mais prestigiadas do mundo.

O ganhador recebe uma medalha, um diploma e 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$6,2 milhões), além de grande repercussão internacional.

Com a nova indicação, o nome de Trump reacende o debate sobre o caráter político do Nobel da Paz, frequentemente marcado por escolhas simbólicas e alvo de controvérsias.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais