A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) afirmou nesta quarta-feira que os ataques lançados recentemente contra instalações nucleares do Irã causaram danos significativos e duradouros ao programa atômico do país persa.
Em comunicado oficial, a CIA destacou que a avaliação se baseia em “novas informações de uma fonte/método historicamente confiável e preciso”, as quais indicam que “várias instalações nucleares importantes iranianas foram destruídas” e que a reconstrução demandaria “anos”.
A declaração foi feita após os jornais da CNN e o The New York Times terem repercutido uma análise preliminar da Agência de Inteligência de Defesa (DIA), ligada ao Pentágono.
Esse documento, segundo a reportagem, sugere que os ataques americanos apenas atrasam o desenvolvimento nuclear do Irã por alguns meses, sem comprometer de forma estrutural o programa.
A Casa Branca reagiu com veemência à publicação, classificando a reportagem como “fake news”.
O presidente Donald Trump reforçou a narrativa oficial, afirmando que as ações militares “obliteraram” a capacidade do Irã de desenvolver armas nucleares.
Ele anunciou também que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, acompanhado de representantes militares, realizaria uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, às 9h (horário de Brasília), no Pentágono. “Será interessante e irrefutável”, antecipou Trump em postagem na rede Truth Social.





.jpg)

.jpg)
.jpg)

.jpg)



.jpg)

.jpg)








