This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Terrorista ataca sinagoga no dia mais importante do ano para os judeus

Autoridades europeias temem onda de violência em celebração ao aniversário do atentado de 7 de outubro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/10/2025 17:23
Pleno news

Duas pessoas foram mortas em um atentado a faca em frente à Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, na Inglaterra. 

O homem responsável pelo atentado também morreu após ser baleado por policiais que atenderam a ocorrência.

O ataque começou pela manhã, quando o terrorista jogou seu carro contra um grupo de pessoas e depois esfaqueou civis que andavam pelas proximidades

Testemunhas disseram ter visto o homem com a faca tentando entrar em no prédio e posteriormente sendo atingido por disparos após se recusar a cumprir as ordens dos policiais.

O local foi isolado, com presença de polícia, bombeiros, ambulâncias e sobrevoo de helicópteros, seguindo o protocolo de resposta a ataques terroristas. Fiéis que estavam no templo foram inicialmente mantidos no prédio e depois evacuados. 

O ataque ocorreu no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico. É um período de jejum e expiação, reservado à oração e à reflexão, quando sinagogas costumam receber grande número de pessoas.

Autoridades reagem após o atentado

O primeiro-ministro Keir Starmer anunciou o envio de mais policiais para garantirem a segurança das para sinagogas em todo o país e disse estar indo para uma reunião de emergência em Londres.

O prefeito de Manchester, Andy Burnham, classificou o caso como “incidente sério” e pediu que a população evite a área, apesar de ressaltar que “o perigo imediato parece ter passado”.

Em uma publicação no X ele declarou seu repúdio ao atentado e apoio à comunidade judaica na Inglaterra:

Hoje testemunhamos um ataque vil contra nossa comunidade judaica em seu dia mais sagrado. Condenamos quem quer que seja o responsável e faremos tudo ao nosso alcance para manter as pessoas seguras. Estamos ao lado da comunidade judaica da GM neste momento e trabalharemos ao longo do dia para apoiá-los.”

O rei Charles III também se pronunciou sobre o ataque e declarou estar “profundamente chocado e entristecido”, agradecendo a rápida atuação dos serviços de emergência

Ataque acontece em meio a preocupação na Europa

O episódio ocorre em meio a alertas de segurança ao redor de todo o continente europeu.

Nos últimos dias, três homens foram presos na Alemanha suspeitos de planejarem ataques contra sinagogas. Foram apreendidas armas e munições, incluindo um fuzil AK-47. 

A polícia aponta que eles podem ter ligações com o Hamas, enquanto o grupo nega e afirma que isso seria parte de uma campanha para “prejudicar sua reputação”.

Autoridades temem uma onda de violência contra judeus em comemoração aos dois anos do atentado de 7 de outubro, quando o Hamas matou mais de 1.200 cidadãos israelenses.

O ataque deu início à guerra no Oriente Médio, entenda este conflito para além das narrativas ocidentais com o documentário From the River to the Sea. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais