O Senado dos Estados Unidos aprovou, por 51 votos a 50, um pacote legislativo que amplia cortes de impostos e reduz gastos públicos.
A proposta, apoiada pelo presidente Donald Trump com desempate dado pelo vice-presidente JD Vance.
O texto ainda precisa passar por votação na Câmara dos Representantes, uma das duas casas que compõem o congresso americano, antes de ser sancionado.
Chamado por Trump de One Big Beautiful Bill, o projeto tem dois eixos principais:
Entre os benefícios fiscais previstos estão:
Por outro lado, os cortes em programas sociais devem afetar diretamente até 12 milhões de pessoas, que podem perder acesso à cobertura médica pública.
Além disso, o impacto fiscal é significativo: o texto deve acrescentar R$18,05 trilhões à dívida pública, que já supera R$197,0 trilhões
O bilionário criticou publicamente os cortes em programas sociais e sugeriu a criação de um novo partido, o “Partido da América”.
Além disso, o empresário afirmou que qualquer um que votasse a favor do pacote deveria "abanar a cabeça de vergonha" e avisou que faria campanha contra eles.
Em tom de provocação, Trump relembrou suas críticas a Musk nas redes sociais e afirmou que “o DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e devorar o Elon”, enquanto caminhava pelo gramado sul da Casa Branca rumo ao helicóptero presidencial.
A referência ao DOGE, órgão de controle de gastos criado por Trump, marcou mais um capítulo no afastamento entre ele e Musk. Os dois, que já foram aliados, hoje se enfrentam publicamente.
O projeto segue agora para análise na Câmara, onde ainda pode ser alterado ou rejeitado.
Caso avance, Trump poderá consolidar mais uma medida central de sua agenda econômica: redução de impostos e revisão dos programas federais de assistência social.
Enquanto conservadores celebram a proposta como uma vitória da responsabilidade fiscal, críticos apontam para o risco de aprofundamento das desigualdades e precarização do acesso à saúde para os mais pobres.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP