Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Secretário-adjunto de segurança de Osasco é morto dentro da prefeitura

Guarda civil ficou revoltado após saber que deixaria de fazer a segurança da primeira-dama da cidade e atirou contra o servidor.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/1/2025 15:11
Foto: Record TV - Reprodução Youtube.

Uma discussão por causa da mudança de posto na corporação vitimou o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira.

O servidor público de 53 anos foi morto por Henrique Marival de Sousa, um guarda-civil municipal. O agente era até então responsável pela segurança da primeira-dama da cidade. 

A polícia informou que na tarde de segunda-feira, 6 de janeiro, Adilson se reuniu com Henrique e outros 18 colegas da corporação para discutir suas novas funções no novo governo. 

Ao ser informado de que deixaria a segurança pessoal da primeira-dama e voltaria à ativa nas ruas, o homem de 46 anos ficou revoltado. O agente sacou sua arma e atirou contra Adilson.

O guarda civil Henrique Marival Souza matou o secretário-adjunto de Osasco, Adilson Moreira, após saber que seria trocado de posto. Foto: CNN Brasil - Reprodução.

Assustados, os colegas saíram correndo da sala. Henrique se trancou no local com o corpo da vítima. 

Tudo aconteceu na Sala Oval da sede da Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo. O local é o  principal espaço para encontros da prefeitura. 

O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate) foi chamado e tentou negociar a rendição do guarda por cerca de duas horas. Segundo a polícia, enquanto estava lá dentro ele disse

“Aqui só tem eu, Moreira e o demônio”. 

Henrique se rendeu por volta das 19h30. Adilson já estava morto quando o socorro chegou. 

Servidor tinha 25 anos de serviço e amava cavalos

Moreira era servidor público há mais de 25 anos, com experiência em diferentes cargos na administração municipal. Ele atuou no Executivo por oito anos, trabalhando com o ex-prefeito Rogério Lins (Podemos-SP). 

Trabalhou como secretário de Segurança da cidade entre 2016 e 2014, virando secretário-adjunto em 2019 para dar lugar ao atual titular, José Virgolino de Oliveira. 

Ele foi mantido no cargo por Gerson Pessoa (Podemos-SP), que assumiu no dia 1º de janeiro de 2024. 

Em seu perfil no Instagram, tinha pouco mais de 2 mil servidores. De acordo com informações da TV Globo, a rede social exibia sua paixão por cavalos e por estar no campo. O perfil não está mais ativo. 

Gerson Pessoa, decretou luto oficial de três dias em homenagem ao secretário-adjunto. Adilson está sendo velado nesta terça-feira, 7 de janeiro, na prefeitura. Ele será sepultado às 17h no cemitério Bela Vista.

As autoridades seguem investigando o incidente para esclarecer todos os detalhes. 

O episódio retrata como os agentes de segurança podem se sentir pressionados ao exercer suas funções, em especial quando dedicam suas vidas a combater o crime. 

Na trilogia Entre Lobos, a Brasil Paralelo ouviu alguns desses profissionais para entender o que eles passam no dia a dia. A produção está disponível exclusivamente para membros Brasil Paralelo. 

Desbloqueie seu acesso agora mesmo. 

Abaixo, assista ao trailer de Entre Lobos.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais