This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Rodrigo Manga é afastado da Prefeitura de Sorocaba por suspeita de corrupção

“Não vou desistir de Sorocaba” disse Rodrigo Manga em mensagem nas redes sociais

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/11/2025 14:46
Rocket Midia

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a pedido da Polícia Federal

O vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto (PSD) assumiu a administração municipal imediatamente.

A medida é parte da segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga desvios de recursos públicos em contratos emergenciais da área da saúde. 

Segundo a PF, a prefeitura teria contratado uma organização social (OS) sem fins lucrativos para gerir unidades de atendimento médico, mas parte do dinheiro foi parar em empresas fantasmas.

Manga afirmou que a operação seria uma reação ao crescimento de sua popularidade, que, segundo ele, teria incomodado e ameaçado outras candidaturas.

O que aconteceu na Operação Copia e Cola?

A operação teve início em 2022, a partir de indícios de fraudes na contratação da OS Iase (Instituto de Atenção à Saúde e Educação), responsável por administrar unidades médicas da cidade. 

O Ministério Público Federal apontou que a organização teria sido criada com o propósito de fraudar licitações e desviar recursos públicos.

A primeira fase da operação ocorreu em abril de 2025, quando a PF realizou buscas na prefeitura, na casa de Rodrigo Manga, na Secretaria da Saúde e no diretório municipal do Republicanos. Na ocasião, foram apreendidos documentos e R$863 mil em notas encontradas em veículos ligados aos investigados.

Nesta nova fase, a Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas, além de determinar o sequestro de bens avaliados em R$6,5 milhões

De acordo com as investigações, uma das empresas contratadas pela OS existia apenas no papel. A PF identificou subcontratações em cadeia e indícios de peculato e lavagem de dinheiro, o que dificulta o rastreamento dos recursos.

Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação ilegal e organização criminosa.

Quem é Rodrigo Manga?

Rodrigo Maganhato, conhecido como Rodrigo Manga, nasceu em Sorocaba, em 1980, e é formado em marketing

Antes da vida política, foi empresário e missionário, tendo superado o vício em drogas e fundado uma ONG de reabilitação.

Foi eleito vereador em 2012 e reeleito em 2016 com a maior votação da história da cidade. Em 2020, venceu a eleição para prefeito de Sorocaba e foi reeleito em 2024 com 73,75% dos votos.

Manga se destacou pelo uso intenso das redes sociais, onde ganhou o apelido de “prefeito tiktoker”, divulgando ações e obras com linguagem popular e vídeos de humor.

Em resposta ao afastamento, Manga disse que a razão da operação é um crescimento da sua popularidade, que teria ameaçado outras candidaturas. 

“O que a gente ouve é que estão tentando tirar do jogo quem ameaça certas candidaturas”, disse.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais