Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Relatório da Microsoft afirma que Irã está interferindo nas eleições americanas

O documento explica como funciona o esquema da ditadura xiita para manipular a opinião pública americana.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/8/2024 17:41
Aïda Amer/Axios

A pesquisa realizada pelo Centro de Análise de Ameaças da Microsoft (MTAC) identificou que grupos ligados à Guarda Revolucionária iraniana estariam tentando acessar os e-mails de pessoas importantes ligadas à corrida presidencial e ao governo americano. 

Segundo o documento, os alvos receberam um e-mail com um link anexado. Ao clicar, o computador era invadido e redirecionado para a página anunciada, permitindo o acesso dos hackers sem que os oficiais percebessem

Não há confirmação de que todos os casos identificados estejam ligados às eleições, há margem de que alguns sejam apenas para roubo de informações confidenciais.

O relatório também apresenta como a república xiita está utilizando as redes para disseminar propaganda e potencializar as tensões internas da sociedade americana.

Uma rede de portais de notícias associada ao governo iraniano chamada de Storm-2035 estaria administrando sites distintos para divulgar desinformação e conteúdos radicais para os dois extremos do espectro político.

Um dos sites que supostamente faria parte do esquema, chamado de NioThinker, por exemplo, se apresenta como uma plataforma de "notícias e análises progressistas que desafiam o status quo".

Enquanto outro, chamado de Savannah Time, se coloca como "uma fonte confiável de notícias conservadoras para a vibrante cidade de Savannah".

A ação não estaria destinada apenas a influenciar nas eleições de 2024, mas faria parte de um projeto iraniano para causar polarização e fragmentação no interior dos EUA

O relatório afirma que os sites estariam ativos desde 2020, enviando conteúdo político e social em diferentes línguas.

Contas falsas e robôs espalhados pela rede social X eram utilizados para divulgar o conteúdo dos sites e propagandear os portais

A rede social teria desativado as contas em 2022, porém os portais seguem operando na internet.

O MTAC reconheceu o uso de Inteligência Artificial (IA) para facilitar o plágio de notícias em alta velocidade, criar títulos chamativos e melhorar o uso de palavras-chave, necessárias para alcançar as primeiras posições em pesquisas no Google.

O restante do relatório aponta que hackers russos e chineses também estariam operando para influenciar o resultado eleitoral de 2024.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais