Nas ruas movimentadas da zona sul de São Paulo, um adolescente luso-brasileiro de 14 anos entrou pela primeira vez em sua nova escola.
Seu pai havia perdido tudo o que possuía, forçando a mudança da rede privada para a pública. Mal sabia que ali encontraria a inspiração que o levaria ao cargo de prefeito da maior cidade da América Latina.
Sua família acabara de voltar do litoral, depois de os negócios do pai falirem. Ricardo Nunes descreve a experiência como um choque de realidade. Na época, ele tinha 14 anos.
“Quando voltamos, fomos morar na única casa que tinha restado. Ficava no Parque Santo Antônio, no fundão da zona sul. Era um local bem complicado naquela época. Foi um choque. Quando você passa a vida inteira com uma forma de viver, esse tipo de mudança é um choque”, contou.
Nascido em 13 de novembro de 1967, em São Paulo, Nunes foi criado na zona sul da cidade.
- O perfil completo de Ricardo Nunes está disponível também em vídeo, no canal do Youtube da Brasil Paralelo.
Até então, o filho mais velho de Luís Nunes e Maria do Céu levava uma vida confortável e despreocupada ao lado dos pais e dos três irmãos.
Ao conhecer o grêmio estudantil, Ricardo Luís Reis Nunes teve seu primeiro contato com a política.
Entrou para o MDB aos 18 anos e orgulha-se de nunca ter trocado de partido.
“Eu me mantenho no mesmo partido desde a minha afiliação com um conceito muito forte de defesa da democracia”, declarou em entrevista ao programa Contraponto, da Brasil Paralelo.
Vida pessoal
Três anos depois de se filiar ao MDB, Nunes decidiu tentar se eleger vereador de São Paulo.
Como não conseguiu, fundou um jornal de bairro chamado Hora de Ação, que se dedicava a noticiar os fatos da zona sul paulistana.
Um tempo depois, empreendeu no ramo de controle de pragas, em que continua atuando.. A companhia é especializada em desinfetar portas de navios, impedindo que a carga seja contaminada por parasitas.
Em 17 de julho de 1997, casou-se com Regina Carnovale, com quem teve três filhos: Mayara, Ricardo e Izabela.
“Entre idas e vindas”, o casal está junto há 27 anos. Durante a campanha eleitoral de 2020, veio a público que Regina registrou um Boletim de Ocorrência contra o marido.
Na época, o casal estava separado. Em uma entrevista recente, ela revelou que estava passando por um momento difícil em sua vida quando apresentou a queixa. Além disso, afirmou que o relato no documento não é verdadeiro.
“Sobre o boletim, eu estava em um momento difícil, muito sensível e acabei dizendo coisas que não são reais, tanto é que estamos juntos há mais de 20 anos, sendo que esse boletim foi feito em 2011, nove anos atrás. Amo meu marido e vivemos com nossos filhos em perfeita harmonia", declarou em nota à Folha de São Paulo na época do escândalo.
Nas horas vagas, costuma ser encontrado torcendo pelo Palmeiras ou em atividades comunitárias. Essa é, aliás, uma pauta que diz se orgulhar de defender desde a juventude.



.webp)



.png)
.jpg)
.webp)


.webp)
.jpg)




.jpg)








