Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições 2024
3
min de leitura

Como a Flórida se tornou republicana?

A última vez que um democrata venceu no estado foi em 2012.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/11/2024 15:57
Foto: AP/ Paul Sancya

Os tempos em que a Flórida era Swing State e palco de votações acirradas ficaram no passado. De acordo com o The New York Times, o território é agora um reduto republicano. A transformação aconteceu gradualmente nos últimos 20 anos. 

Entre os fatores que contribuíram para esta mudança, estão:

  • Alterações demográficas e migração interna, especialmente durante a pandemia;
  • Investimentos do Partido Republicano no registro de eleitores;
  • Falhas estratégicas dos democratas, particularmente em relação ao eleitorado hispânico;
  • Implementação de políticas conservadoras pelo governo estadual.

O número de eleitores democratas no estado passou de 1,5 milhão em 2012 para mais de 1 milhão em 2024. De acordo com o jornalista Leandro Ruschel, isso representa 43,45% dos eleitores aptos a votar. 

Além de perder quase um terço do eleitorado, o partido não vence uma eleição estadual desde 2018. 

A última vitória democrata na Flórida em uma eleição presidencial foi em 2012, com Barack Obama. Em 2020, Joe Biden venceu a presidência, mas perdeu a Flórida para Donald Trump por mais de três pontos percentuais, a maior margem presidencial no estado desde 2004.

Na época, Trump teve 51,2% dos votos no estado, contra 47,9% de Biden. 

Em contrapartida, o número de autodeclarados republicanos cresceu nos últimos quatro anos, superando em 1 milhão os democratas. O Times explica que os republicanos priorizaram o eleitorado hispânico desde os anos 1980, liderados por Jeb Bush. 

Isso resultou em uma mudança significativa, especialmente entre os cubano-americanos e outros grupos hispânicos, que se alinharam mais com o Partido Republicano.

A disparada de DeSantis

Uma das provas disso teria sido a reeleição de Ron DeSantis em 2022. O governador conseguiu 19 pontos a mais que o democrata Charlie Crist. Para o Times, esse é o símbolo da consolidação republicana no estado.

Quando foi eleito pela primeira vez, DeSantis venceu com menos de 0,5 pontos percentuais de diferença para seu adversário. 

Atualmente, as pesquisas mostram Trump à frente de Kamala Harris por uma média de sete pontos.

Apesar de algumas vitórias recentes dos democratas em eleições locais, o estado parece ter perdido seu caráter decisivo nas disputas presidenciais. No entanto, a Flórida já não é mais o estado-pêndulo que definiu a eleição de 2000 entre George W. Bush e Al Gore.

O The New York Times sugere que a transformação da Flórida de estado-pêndulo para reduto republicano serve como um alerta para ambos os partidos. 

Para os democratas, é um lembrete da importância de manter uma base eleitoral forte e diversificada. 

Já os republicanos devem se atentar a estratégias de longo prazo, visto que questões locais podem mudar o panorama político de um estado inteiro. Conforme o país passa pelas eleições de 2024, pode ser que a experiência da Flórida influencie as estratégias nacionais de ambos os partidos daqui em diante. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais