As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições Americanas
3
min de leitura

Proibição de processar presidente em exercício leva a encerramento de processos criminais contra Trump

Trump foi condenado em 34 acusações por um tribunal de Nova York. Entre as infrações estaria a falsificação de registros comerciais

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/11/2024 16:57
Donald e Melania Trump no discurso da vitória. Foto: AFP

A Justiça americana deve arquivar as acusações criminais contra Donald Trump. Com sua posse marcada para 20 de janeiro, a tradição impede que líderes no cargo enfrentem processos.

A regra não está na lei, mas vem de um documento interno de 2000. Nele, especialistas argumentam que julgar um presidente atrapalha seu trabalho de governar o país.

Trump foi condenado em 34 acusações por um tribunal de Nova York. Entre as infrações está a falsificação de registros comerciais. 

A face oculta do presidente-eleito dos EUA foi explorada pela Brasil Paralelo. Assista ao programa gratuitamente abaixo:

Ele é acusado de comprar o silêncio de uma ex-amante através de seu advogado. Ao invés de fazer o repasse diretamente à moça, teria transferido o valor ao representante legal para que ele fizesse o pagamento. 

O objetivo seria esconder o caso de sua esposa, Melania Trump, e impedir que a revelação do affair prejudicasse sua corrida à Casa Branca. 

Sendo assim, ele foi acusado de fraude fiscal e condenado. A divulgação da sentença está marcada para 26 de novembro. 

Além desses processo, Trump enfrenta:

  • Dois casos de difamação movidos por E. Jean Carroll;
  • Um caso de fraude civil em Nova York, com multa de $454 milhões;
  • Ações relacionadas ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

De acordo com informações da NBC News, o procurador especial Jack Smith está conversando com altos funcionários do governo sobre como proceder. Fontes da mesma emissora afirmam que caberá a ele decidir o que irá acontecer. 

Advogados de Trump alegam que ele sequer deve comparecer ao tribunal para ouvir o veredicto, uma vez que como presidente-eleito teria os mesmos direitos de um presidente em exercício. 

A defesa do republicano aguarda o parecer da promotoria para se manifestar oficialmente.

A eleição de Trump cria um cenário inédito na política americana. Pela primeira vez, um réu criminal ocupará a presidência. Os desdobramentos legais e políticos dessa situação serão conhecidos nos próximos meses. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais