Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A Polícia Judiciária de Portugal prendeu Ygor Daniel Zago, mais conhecido como "Hulk", um dos principais nomes do PCC.
A captura ocorreu em um condomínio de luxo na cidade de Cascais, região litorânea de alto padrão, onde Zago estava escondido com sua esposa, Fernanda Ferrari Zago.
A prisão foi resultado de uma investigação iniciada após a apreensão de 30 mil litros de metanol em 2023, substância usada na adulteração de combustíveis.
As autoridades portuguesas identificaram fluxos financeiros ilegais e localizaram bens de luxo associados ao casal, incluindo veículos caros e fundos suspeitos em contas bancárias.
Ambos serão apresentados ao Tribunal da Relação de Lisboa, que avaliará a extradição para o Brasil.
Quem é Hulk e por que foi preso?
Foto do traficante Hulk. Imagem: G1
Ygor Daniel Zago, de 44 anos, já foi condenado a 29 anos de prisão no Brasil por tráfico internacional de drogas.
Em 2021, chegou a ser detido na "Operação Netuno", mas conseguiu liberdade por meio de habeas corpus enquanto aguardava julgamento de recursos.
Durante o período em liberdade, expandiu sua atuação criminal para o ramo de combustíveis adulterados, lavagem de dinheiro e corrupção.
Apontado como um dos chefes do PCC, Zago liderava uma organização altamente estruturada com ação em várias cidades paulistas.
Ele é acusado de comandar o esquema de fraude com combustível adulterado com metanol, substância tóxica que pode causar danos à saúde.
Recentemente o metanol tem causado problemas em São paulo, após bebidas com a substância terem causado diversas mortes e cegueira. A Brasil Paralelo investigou a questão em um especial. Clique aqui para assistir completo.
Segundo o Ministério Público, a quadrilha vendia combustível fora dos padrões legais, corrompia fiscais e utilizava laranjas para lavar dinheiro.
Zago também é investigado por conexões com a máfia dos Bálcãs, em um esquema internacional de tráfico de drogas.
Além do Brasil, ele passou por Peru e Itália antes de se estabelecer em Portugal em maio deste ano. A esposa se juntou a ele em setembro. A prisão preventiva de ambos já foi decretada e a extradição está em trâmite.
O PCC é considerado a mais poderosa organização criminosa do Brasil e seus membros já foram identificados em ao menos 28 países.
Segundo o Ministério Público de São Paulo, Portugal é o país europeu com maior presença da facção, com 87 integrantes identificados.
Conheça as origens da facção e das maiores organizações criminosas do Brasil com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.