Política5 min de leitura

Projeto que derruba proibição de Lula sobre clubes de tiro perto de escolas deve avançar

Projeto que visa derrubar trecho do decreto de Lula que proíbe funcionamento de clubes de tiros próximos a escolas deve avançar na Câmara dos Deputados

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Homem atirando em estande de tiro
Fonte da imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Receba notícias gratuitamente em seu email

Na última semana, deputados tiveram uma reunião com o presidente Arthur Lira para tratar de projeto que susta trecho de decreto das armas de Lula.

Desde que foi publicado, a oposição vem se articulando para derrubar o decreto do governo federal que restringe o acesso às armas por parte da população. Em dezembro, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2023, que objetiva sustar o decreto inteiro, teve um requerimento de urgência rejeitado em Plenário por 3 votos. 

Não satisfeitos com o resultado, parlamentares da oposição decidiram insistir na derrubada do decreto de Lula. A oposição tenta agora articular para que sejam pautados PDLs com trechos da norma editada pelo Executivo. Essa tentativa de “fatiamento” é uma estratégia para que consigam a aprovação com maior facilidade.

Em recente reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi negociado que fosse pautado o projeto que visa sustar a parte do decreto das armas que proíbe o funcionamento de clubes de tiro a 1km de escolas. O presidente da Casa teria sinalizado que iria entrar na pauta oportunamente, mas pediu cautela aos deputados. 

O autor do projeto debatido é o deputado Pedro Lupion (PP-PR), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Por Lupion ser o líder de uma bancada que contempla mais de 300 parlamentares e ser correligionário de Lira, deputados oposicionistas ao governo do PT apontam que esses dois fatores podem ser fundamentais para que essa pauta avance.

Além dessa matéria, a oposição também negocia com Lira, através do 2º vice-presidente da Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que seja pautado novamente um requerimento de urgência para o PDL 3/2023. Essa estratégia ainda enfrenta resistência, visto que já foi derrotado em Plenário no último ano.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico

Leia essa e todas as outras notícias de graça