This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Procrastinação é um dos maiores problemas educacionais da atualidade, afirma psicólogo canadense

Psicólogo e pesquisador canadense vê a procrastinação como um dos maiores problemas para os estudantes na atualidade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/4/2023 17:35
Fonte: https://www.jornaldafranca.com.br/coluna/como-a-procrastinacao-pode-estar-bloqueando-a-prosperidade-na-sua-vida/

Estudioso do problema da procrastinação há mais de 20 anos, o pesquisador e psicólogo Tim Pychyl acredita que a procrastinação é um dos grandes problemas que prejudicam a qualidade educacional da atualidade.

Pesquisador da Universidade de Carleton, no Canadá, Pychyl explica também que a procrastinação é um problema que não afeta apenas a saúde mental, mas também a física.

Muito mais que um problema apenas de tempo, a procrastinação revela uma pessoa incapaz de se organizar e de gerenciar suas emoções.

Como definir o que é procrastinação?

Muitas pessoas já passaram pela seguinte situação: uma demanda pendente no momento, a decisão de adiar a execução com base no pensamento de “posso deixar isso para depois”.

O adiamento envolve deixar algo importante para ser feito depois não necessariamente em troca de realizar algo importante no presente momento.

Simplificando, procrastinar é o ato de deixar algo importante para depois. Este comportamento afeta principalmente os estudantes que costumam postergar trabalhos e estudos importantes.

A primeira consequência desta procrastinação é a ansiedade e o estresse de se ver obrigado a fazer algo às pressas na reta final.

A professora da Faculdade de Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi, explica que muitos motivos podem levar à procrastinação como:

“A preocupação excessiva com a própria capacidade de fazer as coisas corretamente, a falta de interesse na tarefa, a falta de organização ou até mesmo dificuldades na organização das atividades”.

Segundo a professora, o fenômeno é motivacional e envolve aspectos individuais, e também ambientais.

“Pode estar associada a aspectos como autoeficácia, impulsividade, baixo autocontrole e organização, distratibilidade e as crenças que o indivíduo tem sobre si e sobre a tarefa a ser realizada”.

Um hábito perigoso, que, conforme a docente, “pode levar à depressão, ansiedade extrema e estresse, além dos prejuízos de desempenho acadêmico, influenciando a aprendizagem”.

O professor da UFJF e psicólogo Afonso Damião aponta algumas formas de combater a procrastinação:

  1. praticar mindfulness;
  2. organizar diariamente uma lista de tarefas;
  3. estabelecer horários para as atividades;
  4. evitar cobranças excessiva ao procrastinar;
  5. entender a importância do que precisa ser feito;
  6. ter pequenas recompensas após o cumprimento das tarefas diárias.

Tenha uma meta clara!

Um dos fatores que podem levar a ansiedade e a procrastinação é o excesso de informações na internet, nas redes sociais e a quantidade excessiva de cursos ofertados.

O crescimento da oferta de cursos digitais coincide com o crescimento do ensino à distância na educação mais tradicional. Há mais de 10 anos, em 2011, os ingressantes na modalidade EAD correspondiam somente a 18% dos novos matriculados no ensino superior brasileiro.

Em 2021, esse percentual atingiu a marca de 62,8%. Com esse crescimento, surgiu a percepção de um mercado saturado.

O excesso de informação nas redes evoluiu para um excesso de cursos. O público, em 2023, aparenta estar perdido em meio a tantas opções. A sensação é de confusão e não de orientação, de ordem pelo conhecimento.

Pessoas de todo o Brasil continuam comprando cursos, mas ao que tudo indica não sabem como encaixar isso em sua realidade.

Muitas vezes, a relação do aluno com as aulas adquiridas se restringe ao processo de compra, sem que nenhum módulo seja concluído ou sequer aberto para consulta.

Ao identificar esse problema, a Brasil Paralelo decidiu propor algo diferente e inovar na área que abriu muitas portas para a BP: o campo da educação e conhecimento.

Travessia, o essencial em um só lugar. Uma jornada completa de estudos com trilhas de conhecimento para:

  1. aumentar o repertório cultural;
  2. entender os principais conceitos da atualidade;
  3. enfrentar as questões que permeiam os principais debates da atualidade.

Não é necessário se preocupar com quantidade, ou se perder em qual caminho seguir, na Travessia a Brasil Paralelo separou os melhores professores que têm contato e os principais conteúdos para que o aluno siga um caminho certeiro de estudos.

Uma jornada de estudos com início, meio e fim. Sem se perder em meio a tantos conteúdos e com o objetivo claro de elevar o nível cultural, intelectual e o conhecimento político para se localizar bem no mundo.

Conheça Travessia, a principal e mais recente iniciativa educacional da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais