Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo em meio à pressão política

Justin Trudeau chegou a se intitular “antídoto contra Trump” e enfrentava pressões por conta da alta inflação no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/1/2025 18:38
BBC Internacional

Justin Trudeau renunciou ao seu mandato de primeiro-ministro do Canadá na tarde de hoje, 7 de dezembro. Ele foi eleito primeiro-ministro em 2015 e consolidou seu mandato com políticas progressistas, como: 

  • Criação de um imposto sobre o uso de combustíveis que emitem gás carbônico, como gasolina;
  • Taxação maior para os mais ricos;
  • Proibição da fabricação, venda e posse de alguns modelos de armas de fogo para “a redução da violência armada”. 

Em entrevista à revista International Monetary Fund em 2019, ele afirmou que a igualdade de gênero era um dos seus principais compromissos como primeiro-ministro. 

“Fizemos investimentos significativos e aprovamos uma legislação histórica para construir um país mais igualitário e inclusivo. Também criamos a primeira Estratégia Nacional para Prevenir e Enfrentar a Violência de Gênero”.

Suas políticas geraram polêmica no país. O tenente-general canadense Michel Maisonneuve acusou Trudeau de transformar o governo canadense em “sinalização de virtudes”. 

Em discurso na convenção do Partido Conservador canadense em 2023, na cidade de Quebec, Maisonneuve disse: 

“Ele nos fez pedir desculpas por quem somos e como viemos a ser".
  • Quer informação confiável, ágil e imparcial todos os dias no seu email? Conheça o Resumo BP.

Economia em declínio, alta inflação e acusação de suborno: a queda de Trudeau

A renúncia de Trudeau já era esperada. No final de 2024, a popularidade de Trudeau caiu para 33%. De acordo com o The Guardian, as pessoas estavam descontentes com a situação econômica do país. 

O preço dos aluguéis subiu entre 30% a 40% em algumas regiões nos últimos anos, o que piorou a imagem do governo. 

Além disso, ele protagonizou escândalos políticos ao longo de sua longa gestão. Em 2017, Trudeau foi denunciado por aceitar suborno, incluindo férias e voos de helicóptero particulares. 

Essa soma de fatores levou parlamentares de sua bancada a pressionar por sua saída. 

Outra reportagem do The Guardian afirmou que deputados da base de Trudeau assinaram uma carta pedindo a sua renúncia. Eles temiam uma “enorme derrota para os conservadores” nas eleições federais de 2025. 


Trudeau renunciou depois de ser pressionado por aliados e pela opinião pública. Foto: AP News. 

A situação política do primeiro-ministro se agravou em meados de dezembro com a surpreendente renúncia de sua vice, Chrystia Freeland. 

Em sua carta de despedida, ela criticou o primeiro-ministro e questionou sua capacidade de guiar o Canadá diante do nacionalismo econômico America First de Donald Trump. 

O presidente-eleito dos EUA assume o cargo no próximo dia 20 de janeiro e ameaça taxar os produtos canadenses em 25%. A ideia é proteger a economia americana. 

"Precisamos levar essa ameaça extremamente a sério", afirmou Freeland, ressaltando em sua mensagem que era necessário que o governo entendesse a "gravidade do momento". 

“Antídoto contra Trump”

Justin Trudeau fez sua estreia na cena política em 2008, quando foi eleito como membro do Parlamento. Cinco anos depois, ele se tornou o líder do Partido Liberal. 

  • No Canadá, um liberal é alguém que apoia políticas progressistas em questões sociais e econômicas, As ideias que apoia buscam a promoção de igualdade e justiça social, enquanto defende também algumas ideias de liberdade individual e de mercado regulado.

Em seu discurso de renúncia, Trudeau afirmou que lutou por seu país ao longo de quase 10 anos de governo e que também estava renunciando ao cargo de líder do governo.

“A cada manhã que acordei como primeiro-ministro, fui inspirado pela resiliência, generosidade e determinação dos canadenses. Eu lutei por este país, por vocês.”

Ele destacou o apoio de sua administração à Ucrânia e suas políticas durante a pandemia de Covid-19. 

Trudeau continuará como primeiro-ministro no cargo interinamente e até que um novo líder seja escolhido.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais