Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, foi baleado neste sábado (7) enquanto participava de um evento de campanha em Bogotá. Ele é pré-candidato à presidência da Colômbia e foi atingido por disparos feitos a curta distância.
O ataque aconteceu em plena luz do dia e foi registrado em vídeos que circularam nas redes sociais.
Y esos de sombrero blanco quienes son? Durante el atentado contra Luis Carlos Galán, algunos de los protectores de los sicarios estaban de sombrero blanco. Coincidencia? https://t.co/IhDMXUceQM
Segundo autoridades locais, o autor dos tiros seria um adolescente de 15 anos, que foi apreendido no local com uma arma de fogo.
O governo colombiano afirma que o jovem não agiu sozinho e ofereceu recompensa de mais de R$390 mil por informações que ajudem a identificar outros envolvidos no atentado.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
As imagens divulgadas mostram o momento em que o agressor saca uma arma do bolso e dispara contra Uribe pelas costas. Após os tiros, o senador foi socorrido por membros de sua equipe até a chegada de uma ambulância.
Se conocen otras imágenes del momento en el que el sicario dispara a la cabeza contra Miguel Uribe. pic.twitter.com/lUjO1fpDif
De acordo com os paramédicos que prestaram os primeiros socorros, Uribe foi atingido por três tiros, dois na cabeça e um no joelho.
Ele foi encaminhado à Fundação Santa Fé, onde passou por cirurgia neurológica e vascular. O procedimento foi considerado bem-sucedido, segundo informou o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán.
Quiero expresar mi más profundo rechazo a este intento de asesinato del senador Miguel Uribe. No podemos volver a situaciones de violencia política ni regresar a épocas en las que la violencia se usó para eliminar a quien pensaba distinto.
O atentado gerou forte comoção no país. O presidente Gustavo Petro se manifestou em rede social prestando solidariedade à família do senador e condenando a violência política.
“A Colômbia acolhe o mundo e não tira a vida daqueles que vêm de todos os cantos do planeta. Minha solidariedade à família Uribe e à família Turbay”, escreveu o presidente.
Ele também fez referência à trajetória marcada por violência da família do político, cuja mãe foi assassinada nos anos 1990.
As motivações por trás do ataque ainda estão sob investigação
A polícia trabalha com a hipótese de ação coordenada e tenta identificar possíveis mandantes ou cúmplices. O episódio elevou o alerta de segurança em eventos políticos e reacendeu debates sobre a violência eleitoral no país.
Miguel Uribe Turbay é um dos nomes em destaque no cenário político colombiano e vinha intensificando sua agenda de campanha nos últimos meses.
Sua recuperação será acompanhada de perto, enquanto o país aguarda respostas sobre as causas e responsáveis pelo atentado.
Miguel Turbay após ser baleado/Reprodução: Redes sociais.
Miguel Turbay após ser baleado/ Reprodução: Redes sociais
Segundo o hospital, o estado de Miguel é crítico e ele apresenta pouca resposta aos tratamentos
Leia a nota do hospital:
“FUNDAÇÃO SANTA FE DE BOGOTÁ COMUNICA
Comunicado à Opinião Pública Nº 003 – 09-06-2025 Data: 9 de junho de 2025, 6h35
A Fundação Santa Fe de Bogotá, com autorização da família, informa que o paciente Miguel Uribe Turbay continua em estado crítico e tem apresentado pouca resposta às intervenções e tratamentos médicos realizados.
Seguimos comprometidos com a execução de todos os esforços necessários para sua evolução.
Sua situação é de máxima gravidade. Por isso, o prognóstico continua sendo reservado.
Atenciosamente,”
Na manhã desta segunda-feira (9), Maria Claudia Tarazona, esposa do senador colombiano e candidato à presidência Miguel Uribe Turbay, usou as redes sociais para expressar a gravidade do estado de saúde do marido.
Em meio ao tratamento intensivo, ela afirmou que o político “precisa de um milagre”.
A publicação foi acompanhada por uma sequência de fotos da família e uma mensagem pessoal:
“Nosso amor me mantém forte.”
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.