This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Por que o Brasil expulsou a embaixadora da Nicarágua?

O Brasil adotou o conceito da reciprocidade. A diplomata será nomeada ministra pelo governo Ortega.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/8/2024 0:15
Itamaraty/Divulgação

Nesta sexta-feira, a vice-presidente do país - e também esposa de Daniel Ortega - comunicou que a diplomata assumirá o ministério da Economia Familiar em sua nação de origem. 

Fulvia Patricia de Castro Matus deixou o Brasil na última sexta-feira, dia 09 de agosto de 2024. 

A diplomata foi convidada a se retirar após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir fechar a embaixada da Nicarágua no Brasil. A atitude foi uma retaliação à expulsão do embaixador brasileiro do país de Ortega, na última quinta-feira, dia 08 de agosto. Breno Souza da Costa atuava na Nicarágua desde 2021. 

A atitude do presidente brasileiro foi motivada pelo princípio da reciprocidade. 

O que aconteceu

Breno Costa não compareceu ao aniversário da Revolução Sandinista, comemorado no dia 7 de agosto. O evento é um dos mais importantes do país, pois comemora a revolução que pôs fim ao governo de Anastasio Somoza Debayle. A administração foi marcada por alta repressão e restrição à liberdade de expressão.  

A ausência ao evento foi interpretada como uma ofensa pelo governo local, que ordenou a retirada do diplomata. 

  • Quer receber notícias relevantes e sem viés ideológico todas as manhãs? Se inscreva gratuitamente no Resumo BP. A newsletter da Brasil Paralelo chegará diretamente no seu e-mail. Clique aqui e faça parte! 

Como estava a relação entre o Brasil e a Nicarágua?

A relação diplomática da gestão Lula com a Nicarágua vem sendo alvo de críticas há bastante tempo. Em 2023, o governo brasileiro se recusou a se unir a outros 55 países e assinar uma declaração da ONU que condenava as violações de Direitos Humanos cometidas pelo governo do ditador Daniel Ortega. 

Alguns veículos de comunicação revelaram que, nos últimos meses, a relação entre o Brasil e a Nicarágua não era positiva. O governo brasileiro teria tentado interceder pela soltura de religiosos encarcerados na Nicarágua, sem sucesso.

Em julho, o presidente Lula confirmou a veículos de imprensa estrangeiros, que Daniel Ortega não havia atendido ao seu pedido e que ambos não mantinham mais contato.   

O que é o Princípio da Reciprocidade?

Trata-se de um conceito de diplomacia, utilizado nas Relações Internacionais. Com base nela, espera-se que as ações de um país contra o outro sejam respondidas de forma equivalente nos quesitos:

Tratamento

  • Expectativa de Reciprocidade: caso um estado conceda algum benefício ou privilégio a outro, espera-se que quem recebeu tome uma iniciativa equivalente ou semelhante.some text
    • Exemplo: se o país A exige visto dos cidadãos do país B, é esperado que quando algum cidadão do país B visitar o país A, o mesmo lhe seja exigido.

Retaliação

  • Resposta à ofensa: se um país fizer algo que ofenda o outro, é esperado que o ofendido responda da mesma maneira.some text
    • Exemplo: No caso em questão, como o diplomata brasileiro foi punido por não comparecer à cerimônia de 7 de julho, é esperado que o Brasil faça o mesmo com o diplomata daquele país.

Direitos e Obrigações

  • Expectativas mútuas: significa que os países devem exigir um do outro os mesmos direitos e obrigações.some text
    • Exemplo: se o país A cobra impostos dos visitantes do país B, é esperado que o país B faça o mesmo com os cidadãos do país A que visitarem seu território.

A nota sobre a retirada da embaixadora não apresenta mais detalhes, limitando-se apenas a descrever a ação do Brasil diante da expulsão de Costa. 

Leia abaixo o texto na íntegra:

O governo brasileiro decidiu pela retirada da Embaixadora da Nicarágua em Brasília como resultado da aplicação do princípio da reciprocidade à medida adotada pelo governo nicaraguense em relação ao embaixador brasileiro em Manágua.

O Embaixador brasileiro deixou a Nicarágua na noite de hoje, 8 de agosto.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais