Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Por que a aprovação de Lula é maior por quem se informa pela televisão?
Pesquisa mostra que metade dos eleitores de Lula se informam pela TV. Especialistas falam sobre informação livre e resistência a ditaduras no Cartas na Mesa.
No programa Cartas na Mesa, os convidados da Brasil Paralelo falaram sobre a pesquisa dos Institutos Quaest e Genial. Os estudos apresentados mostraram que:
a maioria do eleitorado de Lula se informa pela televisão, e
a maioria das pessoas que assistem TV viram mais notícias positivas sobre o governo.
Ajude a Brasil Paralelo a difundir informações de qualidade. Aproveite o plano vitalício da Black November para tornar-se um membro assinante e financiar nossa missão com um desconto de R$ 4.500,00.
Segundo os dados coletados pela pesquisa dos Institutos Quaest e Genial:
Ao observar esse cenário, o cientista político e deputado Luiz Phillipe de Orleans e Bragança comentou:
"Os canais em que o governo tem mais aceitação, onde a sua imagem está mais bem projetada são as mídias tradicionais, as mídias pagas.
Nas redes sociais, onde o ambiente é mais livre, permitindo a formação de opinião com mais alternativas, a visão positiva sobre o governo é 10 a 20% pontos abaixo do que é na mídia paga, onde se tem propaganda empurrada goela abaixo da população
O que eu posso dizer sobre isso é que os canais livres têm que ter mais força. Precisamos de troca de informação feita de pessoa a pessoa, onde se tem um contraponto".
Controle de redes sociais e ditadura
Luiz Philipe aproveitou para comentar as tentativas de regulamentação das redes sociais:
"A ideia de controlar as redes sociais é o pensamento de um ditador. Não teremos qualquer chance de ter uma sociedade livre se não tivermos meios de comunicação completamente livres".
"Governo paga e a mídia faz propaganda", diz Adriano Gianturco
Ao comentar a pesquisa, o cientista político Adriano Gianturco comentou:
"Quem paga, compra, esse é o ponto. O governo dá dinheiro para os canais e eles falam bem deles. É isso que acontece. Ao meu ver, as empresas estatais não deveriam poder fazer propaganda".
O professor também comentou sobre os perigos de se regulamentar a internet:
"Se nós vamos controlar, quem vai controlar? Nós não temos nenhum mecanismo de assegurar que a pessoa que vai controlar será bem intencionada. O poder corrompe. Isso vai atrair pessoas da pior espécie possível para exercer essa função.
[...] Hoje alguém pode aplaudir uma regulamentação central das redes sociais, mas amanhã esse poder vai ser usado contra você.
No lugar desse controle autoritário, político e centralizado, temos que priorizar mecanismos de controle privados, espontâneos e difusos. O mecanismo de controle do Twitter é um exemplo. A própria comunidade realiza comentários sobre o contexto e mostra se a notícia é falsa ou não.
É algo imperfeito, como qualquer realidade humana, mas já funciona muito melhor".
Como as mídias de massa são usadas para moldar a opinião pública?
A engenharia da opinião pública é uma forma de persuasão que não consiste em usar a mídia para retratar a realidade, mas em criar narrativas com a finalidade de mudar a realidade.
Meios de comunicação em massa podem adotar essa postura criando vínculos específicos a serem beneficiados.
Para discernir quando a realidade está sendo representada ou resgatada de quando ela está sendo manipulada, é preciso estudar, e não somente política, mas também história, filosofia, economia. É necessário ter referências para conseguir fazer distinções.
Na Brasil Paralelo, nossa missão é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros e o nosso conteúdo está voltado para isso. Em nosso Núcleo de Formação, oferecemos cursos justamente para ajudar na busca pela verdade.
Um exemplo é o curso Psicologia Social, do professor Cristian Derosa, mestre em jornalismo pela UFSC e autor dos livros "A transformação social: como a mídia de massa se tornou uma máquina de propaganda" e "Fake News: quando os jornais fingem fazer jornalismo".
Você aprenderá a identificar as principais técnicas de manipulação utilizadas e muito mais.