Pesquisa indica que Lula está perdendo apoio em suas bases eleitorais
A insatisfação cresceu em todas as partes do país, mas o Nordeste chama mais atenção, já que a região é uma importante base eleitoral do PT.
Lá, a desaprovação saltou de 37% para 46% em dois meses, e a aprovação caiu de 59% para 52%. No Sudeste, 60% rejeitam a gestão, contra 37% que a apoiam.
Aprovação caí entre jovens e pessoas com baixo poder aquisitivo
Entre os jovens de 16 a 34 anos, o índice de desaprovação atingiu 64%, assim como entre eleitores com ensino superior incompleto.
O levantamento também aponta que 61% das pessoas de renda média-baixa no país não aprovam a gestão.
Maioria acredita que país não está no rumo certo
"A economia piorou nos últimos 12 meses", concordaram 56%, um salto de 17 pontos desde janeiro.
Além disso, 56% acham que o país está na direção errada e 71% afirmam que Lula não cumpriu promessas de campanha.
"A gestão Lula 3 está pior que os outros dois mandatos", concordaram 53%, enquanto 23% veem igualdade e 20% consideram o atual melhor.
Mudanças na comunicação de Lula parecem não ter efeito
Medidas como a troca de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secom no ministério das Comunicações viagens pelo país, crédito consignado para trabalhadores CLT e isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil não reverteram o quadro.
Sobre a comunicação, 44% dizem que "está igual", 19% notam melhora, 21% percebem piora e 16% não opinaram.
Na avaliação geral, 41% classificam o governo como negativo (era 37% em janeiro), 29% como regular e 27% como positivo, rompendo o equilíbrio de um terço para cada grupo visto nos últimos dois anos.
Além disso, a pesquisa afirma que 43% dos eleitores brasileiros acreditam que o governo Lula está sendo pior do que o mandato de Bolsonaro.
A pesquisa, realizada entre 27 e 31 de março com 2.004 brasileiros e 95% de confiança, aponta a economia como principal motivo do desgaste.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.